
Foto: CACB
A Great People ESG, em parceria com a CACB, lançou nesta quarta-feira (9) o programa “Impacto Positivo para Micro, Pequenas e Médias Empresas”, com apoio financeiro da União Europeia e por meio do programa AL-INVEST Verde.
A novidade foi apresentada durante o evento “Pequenas Empresas, Grandes Ganhos – os benefícios das práticas sustentáveis”, realizado de forma online e gratuita, reunindo centenas de empresários interessados em implementar ações sustentáveis e melhorar a competitividade de seus negócios.
De acordo com Carolina Pimentel, CEO da Great People ESG, o principal objetivo da proposta da certificação é tornar o ESG (ambiental, social e governança) uma prática acessível, aplicável e vantajosa para os pequenos negócios, oferecendo ferramentas, capacitação técnica e reconhecimento por meio de selos. “Não queremos apenas reconhecer as boas práticas que já existem, mas mostrar o caminho para que elas se desenvolvam nas organizações”, afirmou a executiva.
Durante o evento, Maurício Manfré, coordenador de relações internacionais da CACB, ressaltou a importância da sustentabilidade para as empresas: “A ideia é trazer uma visão útil, funcional e pragmática de como a sustentabilidade melhora os negócios”.
O programa prevê a capacitação de 5 mil empresas até 2026, com foco em ações concretas que gerem valor para os negócios e contribuam para o desenvolvimento sustentável no país.
ESG
A sigla ESG (Environmental, Social and Governance), representa os critérios que uma empresa deve seguir para ser considerada sustentável e responsável, abrangendo práticas ambientais, sociais e de governança corporativa
Environmental (ambiental) – Todas as questões ligadas a como a empresa faz a gestão de recursos de água, energia, resíduos e das emissões. Exemplo: Se você consegue saber como está usando sua matéria-prima, você consegue vender seu lixo para uma cooperativa. O lixo acaba se tornando até uma fonte de receita.
Social – Práticas para melhorar o ambiente de trabalho como cuidados com a saúde, bem-estar e segurança do colaborador;
Governance (governança): Trata sobre como a empresa faz a gestão das questões financeiras, como cuida dos riscos e dos dados e quais práticas ela adota para promover essas medidas.
Consultoria, capacitação e dois selos de certificação
As empresas participantes do programa “Impacto Positivo para Micro, Pequenas e Médias Empresas terão acesso a oito horas de consultoria em grupo, com workshops e mentorias especializadas; plataforma formativa, com trilhas de aprendizagem e ferramentas para implementação das ações ESG.
Níveis de certificação
Selo ODS – Impacto Positivo: concedido a empresas que comprovarem projetos ou processos sustentáveis já em andamento.
Selo ESG – Impacto Positivo: voltado para empresas que estruturarem uma estratégia ESG completa ao longo do programa.
Duração
O programa tem duração de 12 meses, permitindo que as empresas avancem em seu ritmo, com acompanhamento técnico e verificação das práticas implantadas.
Investimento subsidiado pela União Europeia
Com financiamento do AL-INVEST Verde, programa da União Europeia voltado à promoção do desenvolvimento sustentável na América Latina, as empresas receberão subvenção direta de R$ 500 para participar das consultorias, além de um desconto de 50% no valor total da certificação, que varia conforme o faturamento da empresa.
Assim, o investimento final pode variar entre R$ 500 e R$ 2.500, representando uma economia de até R$ 3.000 em relação ao valor de mercado para consultorias similares.
Sustentabilidade como diferencial competitivo
Durante o evento, representantes do programa destacaram que práticas sustentáveis já não são apenas um diferencial, mas um pré-requisito para a permanência no mercado. Dados apresentados mostram que:
- 87% dos consumidores brasileiros já preferem empresas sustentáveis;
- 57% das grandes empresas pretendem trocar fornecedores que não cumprirem critérios ESG nos próximos 3 anos;
- 86% das micro e pequenas empresas ainda têm pouco ou nenhum conhecimento sobre ESG.
Além de alinhar os negócios às novas exigências de mercado, o ESG contribui para a redução de custos, atração de clientes, acesso facilitado a crédito e fortalecimento da imagem institucional.
“Quando falamos de sustentabilidade, falamos sobre como que olhamos para os nossos recursos hoje. Para que tenhamos acesso a esses recursos de forma saudável e que as próximas gerações também tenham acesso a eles”, explicou Bruna Molessoni, consultora do Great People ESG.