CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / PARCERIA

CACB e Câmara de Comércio Árabe-Brasileira se unem para ampliar oferta de emissão de certificados de origem

Parceria deve, além de fomentar o comércio entre o Brasil e países árabes, ampliar o atendimento a exportadores de todo o país

20 de agosto de 2021 - 18:05

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) firmam acordo para ampliar a emissão de certificados de origem para os exportadores brasileiros.

Para celebrar a parceria, as duas entidades promovem no dia 26/08, às 17h, o evento Regras de Origem-Mercosul – Novos Acordos Comerciais e os avanços do COD- Certificado de Origem Digital. O Webinar reunirá os presidentes da CACB e da CCAB, George Pinheiro e Osmar Chohfi, Rafael Vieira Lima Laurentino, representante do Ministério da Economia, Rodrigo da Costa Serran da Aladi, Daniella Leite, diretora de Novos Negócios da CCAB, e Francisco Soler, executivo Comex na CACB. O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita clicando aqui.

O objetivo do acordo é ampliar a oferta do serviço. “A Confederação tem permissão pelo Ministério da Economia e registro da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi) para emissão de Certificado de Origem Preferencial, enquanto a Câmara Árabe-Brasileira pode emitir o Não Preferencial. Então, com a nossa missão de fomentar negócios entre o Brasil e os países árabes, e as características das entidades, achamos por bem firmarmos essa parceria para ampliar nosso leque de atuação”, explica Daniella Leite da CCAB, confiante de que a parceria pode chamar a atenção de novos exportadores para as oportunidades existentes nos países árabes.

Ainda segundo a executiva, ao emitir o certificado de origem preferencial via parceria firmada entre as duas entidades, os exportadores poderão usufruir de isenções tarifárias aplicáveis sobre imposto de importação nos acordos do Mercosul. O bloco já possui acordo de livre comércio firmado com o Egito com isenção já aplicável e negocia entendimentos adicionais com Jordânia, Palestina, Marrocos e Conselho de Cooperação do Golfo, que reúne os países árabes do Oriente Médio.

Através do sistema ECO, da CACB, que possui a maior capilaridade do país e já é homologado pelo Ministério da Economia e pela Aladi para o COD – Certificado de Origem com assinatura Digital, empresas exportadoras têm acesso a uma plataforma única, de forma ágil, segura, prática e flexível, com poder de decisão próximo e imediato.

“A parceria é mais uma opção para o exportador. Nosso objetivo é, ainda, ampliar o serviço a outros pontos destes estados e do país, através das entidades do Sistema CACB”, diz Francisco Soler, executivo responsável pela emissão na Confederação.

O presidente da CACB, George Pinheiro, diz que a parceria deve render bons frutos. “Tenho certeza de que será um trabalho muito produtivo, principalmente pela boa relação que temos, tanto entre as entidades, quanto entre o Brasil e os países árabes”, afirma.

Para Eduardo Vieira, superintendente da Confederação, trata-se de mais uma opção para o exportador em termos de serviço de ponta. “A emissão do certificado de origem é, há muitos anos, um dos principais produtos que a CACB oferece. A união do nosso sistema com os escritórios da CCAB e o relacionamento os com países árabes vai tornar o nosso serviço mais abrangente”, explica.

“Vamos mostrar o potencial de exportação que o Brasil tem no comércio com países árabes, mas não apenas para eles. Juntos, queremos ampliar e fomentar negócios para o mundo inteiro. Estamos unindo forças, para facilitar a vida do exportador”, finaliza Daniella.

Para saber mais sobre o processo de emissão de certificado de origem pela CACB, basta acessar cacb.org.br/certificado-de-origem.

Serviço:

Webinar Regras de Origem-Mercosul – Novos Acordos Comerciais e os avanços do COD- Certificado de Origem Digital

Data: 26 de agosto de 2021

Horário: das 17h às 18h30

Como participar: https://bit.ly/3jLvWHe

Inscrição gratuita

Informações à Imprensa:

Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)
Erick Arruda – Assessor de Imprensa

erick.arruda@cacb.org.br

61-99222-0967

Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB)

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311