
Foto: CACB
Há praticamente 20 anos o Impostômetro mostra aos brasileiros, em tempo real, a carga tributária do país. Os números podem ser acompanhados no enorme painel instalado do lado de fora do prédio da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) ou pelo portal da entidade na internet. Essa espécie de termômetro foi implementada pela ACSP, na época em que Afif Domingos era o presidente e Alfredo Cotait Neto, o vice.
Agora, chegou a hora de mais uma ação somando os esforços das duas associações. Durante o primeiro Encontro Nacional de Integração do Associativismo, realizado nesta segunda-feira (31) na Associação Comercial da Bahia (ACB), em Salvador, foi anunciado que uma nova ferramenta será lançada no dia 23 de abril: o Gasto Brasil, uma “calculadora” que permitirá o monitoramento, em tempo real, dos gastos públicos da União, estados, municípios e do Distrito Federal.
Gasto Brasil
A plataforma vai auxiliar a sociedade brasileira a compreender como os recursos públicos são utilizados e o impacto na vida das pessoas, na renda do trabalhador e na geração de emprego. “Hoje, o sistema é muito mais moderno, nos permite colocar os dados dentro de um computador e vocês transmitem para um painel de LED. Nós procuramos técnicos do Tesouro Nacional para termos acesso a dados reais e você vai ter gastos da sua localidade, vai poder cruzar dados como o benefício previdenciário, o Bolsa Família, o crédito extraordinário”, explicou Afif.
A sugestão é que as associações e federações também usem o Gasto Brasil replicando a ferramenta e fazendo recortes locais e regionais. “O objetivo é alcançar o maior número de municípios, dar transparência aos números que mexem com a vida da população. Somos uma rede com capilaridade e é possível fazer isso”, explicou Cotait.

O presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti, disse que já tem espaço para colocar o painel. “Todos sabemos da dificuldade de se manter as associações comerciais. Aqui, a prestação de contas quando entrei era de R$ 100,00 por mês, não tinha dinheiro para pagar a folha. Imagine, então, o que é colocar na sede das suas associações o painel, a força que isso vai dar para a CACB, é a importância de termos uma rede.”
Convite
O presidente da ACSP, Roberto Ordine, convidou os integrantes do conselho G50+ a prestigiarem o lançamento do Gasto Brasil, em frente a sede da Associação Comercial, no Pátio do Colégio, berço da cidade de São Paulo. O evento também terá uma palestra exclusiva para os associados com o ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre gastos públicos. “Terei muito prazer em receber vocês lá. O Brasil está com excesso de gastos, de obrigações e repassando para nós, contribuintes, é o momento de estarmos juntos e administrar a força do setor com um propósito firme e constante”