Imprensa
REFORMA TRIBUTÁRIA

CACB discute Reforma Tributária com secretário da Receita Federal

Entidade defende isonomia fiscal e alterações no texto do Senado

23 de agosto de 2023 às 17:34

O secretário da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas, participou nesta quarta-feira (23/8) de reunião na sede da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em Brasília, para debater pontos da Reforma Tributária que prejudicam a competitividade das empresas.

A entidade defende que o texto da reforma, já aprovado na Câmara e que está no Senado, passe por alterações. “A isonomia fiscal é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico brasileiro. Como representantes de milhões de empresas filiadas em todo o Brasil, acreditamos que o Poder Público deve ser um incentivador da competitividade e do crescimento econômico do país, não um obstáculo”, assinalou o presidente da CACB, Alfredo Cotait.

Ele destacou que a proposta da reunião foi abrir o diálogo para evitar que a reforma tributária gere aumento da carga tributária e cause entraves ao crescimento econômico. Entre os itens que causam preocupação no texto da reforma, apontou, além das isenções fiscais, o comércio eletrônico transfronteiriço.

“A CACB se posiciona contrária ao regime tributário aplicado às empresas de e-commerce estrangeiras que vendem produtos no Brasil com baixa ou nenhuma taxação para alguns tipos de venda, o que prejudica as empresas nacionais do mesmo ramo”, afirmou Cotait.

O secretário da Receita Federal convocou o setor para o enfrentamento do problema do comércio eletrônico internacional e para que a CACB atue como aliada da Receita Federal. “É importante que o setor mostre o estrago que isso causa. Essa é uma discussão necessária para o Brasil”, destacou.

Ele informou ainda que a Receita está atenta às fraudes de pessoas físicas que movimentam milhões de reais em mercadorias no e-commerce. “Estamos apertando o cerco para quem não entrar na conformidade. Temos avisado as plataformas sobre as fraudes”, afirmou o secretário.

Em relação às isenções fiscais, o vice-presidente Administrativo da CACB e deputado federal, Marco Aurelio Bertaiolli, defendeu que as exceções concedidas sejam revistas. “Quem vai pagar a conta do benefício fiscal somos nós, os brasileiros. Não podemos ter empresas de categoria A e B, onde uma paga e a outra tem isenção fiscal”, ponderou Bertaiolli.

Os dirigentes da CACB reafirmaram o compromisso de seguir firme no debate da reforma tributária. “Entendemos que há ajustes que precisam ser feitos para garantir que a reforma, de fato, beneficie o Brasil, sem prejudicar o contribuinte e os geradores de emprego, uma vez que o setor de serviços, por exemplo, é responsável pela geração de 70% dos novos postos de trabalho”, disse o presidente da CACB.

Últimas Notícias

CACB reforça atuação em defesa do empreendedorismo CACB reforça atuação em defesa do empreendedorismo
Economia 11 de outubro de 2024 às 14:46

CACB reforça atuação em defesa do empreendedorismo

BRCC participará do evento “DF para o Mundo” BRCC participará do evento “DF para o Mundo”
Exportação 11 de outubro de 2024 às 12:52

BRCC participará do evento “DF para o Mundo”

Senador Izalci vai incluir propostas da CACB em relatório final da Comissão de Assuntos Econômicos Senador Izalci vai incluir propostas da CACB em relatório final da Comissão de Assuntos Econômicos
REFORMA TRIBUTÁRIA 10 de outubro de 2024 às 17:56

Senador Izalci vai incluir propostas da CACB em relatório final da Comissão de Assuntos Econômicos

Lista da 2ª chamada dos consultores do Brasil Sustentável está disponível Lista da 2ª chamada dos consultores do Brasil Sustentável está disponível
Empreender 10 de outubro de 2024 às 17:03

Lista da 2ª chamada dos consultores do Brasil Sustentável está disponível

Parceria amplia o acesso das MPEs a programas de desenvolvimento empresarial Parceria amplia o acesso das MPEs a programas de desenvolvimento empresarial
MPEs 10 de outubro de 2024 às 15:13

Parceria amplia o acesso das MPEs a programas de desenvolvimento empresarial

Pesquisa revela expectativas de consumidores para o Dia das Crianças Pesquisa revela expectativas de consumidores para o Dia das Crianças
Feriado 10 de outubro de 2024 às 10:08

Pesquisa revela expectativas de consumidores para o Dia das Crianças

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel