1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Conselho

Cacb define participações e agenda de eventos neste ano

Reunião do Conselho reuniu 21 entidades em BH; Evento integrou a recondução do presidente da Federaminas

24 de março de 2017 - 17:14

A primeira reunião do Conselho Deliberativo da CACB, realizada em Belo Horizonte, ouviu detalhes do Movimento Brasil Competitivo pela superintendente Tatiana Ribeiro e as recomendações do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social ao presidente Temer.  O presidente da CACB, George Pinheiro, conselheiro do CDES relatou os detalhes dos cinco grupos de trabalho feitas ao presidente Temer.

O Movimento Brasil Competitivo já tem quatro metodologias específicas, nas áreas financeira e educacional. Os processos já foram testados e o foco está na redução da ineficiência, explicou Tatiana. Um dos projetos-piloto está em Rondônia, e outro em Janaúna, MG, na área educacional para melhoria do desempenho dos alunos. Os outros dois projetos estão sendo realizados em Pernambuco e no Rio Grande do Sul. Para ampliar a sua atuação a CACB vai apoiar o MBC na implantação dos projetos.

A CACB também informou que estará presente em Sydney, na Austrália, em setembro próximo, para presença no 10º Congresso Mundial de Câmaras de Comércio (que em 2019 será realizado no Rio). Além disto, está incentivando as Associações Comerciais a inscreverem seus cases de sucesso na Competição Mundial da Câmaras (World Chambers Competition).

Dias 18 e 19 de maio, a CACB vai promover um Workshop, em Maringá-PR, para difundir e capacitar as entidades a atuarem como cooperativas de crédito.  Hoje 93% do crédito está concentrado em 7 bancos. A iniciativa da CACB recebeu apoio do Sebrae Nacional que quer incentivar o crédito para as micro e pequenas empresas.

Congresso da CACB

Vai acontecer em Foz do Iguaçu nos dias 18,19 e 20 de outubro, no hotel Recanto das Cataratas. Até o final de abril a CACB vai apresentar todas as informações sobre o encontro que, nesta edição terá a parceria da FACIAP.

Prestação de serviços

Os produtos e serviços oferecidos pela CACB ganham um reforço com a parceria da Boa Vista Serviços para validar os certificados digitais. O anúncio foi feito pelo coordenador do PROGERECS, Luis Antônio Bortolin

O Coordenador da CBMAE, Eduardo  Vieira, apresentou a evolução dos mutirões de negociação e o coordenador do Empreender e Al-Invest 5.0, Carlos Alberto Rezende, fez um relatório da visita ao Peru, sobre a participação no evento Academy Al-Invest e detalhou, também, os cursos de capacitação que vêm realizando.

Por último, a CACB assinou com a ACSP a implantação do Impostômetro com as informações locais, estaduais e nacional da arrecadação de impostos em todas as entidades interessadas. “Vamos conscientizar a população sobre o quanto de impostos ela paga para poder saber o pouco de serviços que recebe em troca” – disse o Presidente da CACB.

 

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311