Imprensa
NA MÍDIA

CACB defende reajuste urgente do Simples Nacional em entrevista à TV Senado

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) reforça mobilização nacional pela correção dos limites de enquadramento do Simples Nacional e criação de reajuste automático anual

15 de outubro de 2025 às 17:17

O presidente da Federação das Associações Comerciais, Industriais e Empresariais do Estado de Goiás (Facieg) e vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Márcio Luís da Silva, participou do programa Agenda Econômica, da TV Senado, para debater a defasagem da tabela do Simples Nacional, que não é atualizada desde 2018.

Durante a entrevista, Márcio destacou que a CACB tem liderado uma mobilização nacional pela aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLP) 108/2021, que atualiza os limites de enquadramento do MEI e das micro e pequenas empresas e prevê a criação de um mecanismo automático de correção anual. “Não estamos falando de um benefício, mas de um direito. A Constituição garante tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, e a falta de reajuste vem sufocando quem mais gera emprego e renda no país”, afirmou o presidente da Facieg.

Segundo Márcio, o congelamento das faixas de faturamento provoca um efeito perverso: empresas que apenas repuseram suas receitas devido à inflação acabam sendo empurradas para alíquotas mais altas, aumentando a carga tributária sem ter aumentado seus lucros. “O próprio governo, que deveria estimular o empreendedorismo, está punindo o crescimento. O reajuste apenas corrige uma injustiça e evita que pequenos negócios fechem as portas ou migrem para a informalidade”, completou.

O dirigente ressaltou ainda que a CACB criou a campanha “Eu sou pela Micro e Pequena Empresa”, que busca sensibilizar parlamentares sobre a urgência do reajuste da tabela. A proposta já foi aprovada no Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Além de defender o reajuste imediato, Márcio reforçou a importância de garantir uma atualização automática anual das faixas de faturamento, acompanhando a inflação. “Isso traria previsibilidade e estabilidade, dois fatores essenciais para quem empreende”, explicou.

Acesse aqui a entrevista na TV Senado.

Reprises

O programa Agenda Econômica com a participação de Márcio Luiz da Silva será reprisado nos seguintes horários:

Quarta-feira (20h30)

Quinta-feira (7h30)

Sábado (10h30)

Últimas Notícias

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1 CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1
NA MÍDIA 21 de agosto de 2026 às 17:27

CACB é destaque na CNN em debate sobre o fim da escala 6×1

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB
ORIENTAÇÃO 20 de agosto de 2026 às 16:10

Reforma Tributária exige preparação imediata de entidades sem fins lucrativos, diz CACB

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis
ELEIÇÕES 2026 19 de agosto de 2026 às 17:20

Lideranças do associativismo participam de encontro com presidenciáveis

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment
NA MÍDIA 19 de agosto de 2026 às 11:51

CACB é destaque em reportagem da Rede Amazônica sobre split payment

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos
ELEIÇÕES 2026 18 de agosto de 2026 às 17:28

Aos presidenciáveis, CACB apresenta reivindicações do associativismo; veja fotos

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis CACB participa de realização de debate com presidenciáveis
AVISO DE PAUTA/ELEIÇÕES 17 de agosto de 2026 às 11:48

CACB participa de realização de debate com presidenciáveis

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel