
Fonte: Banco de imagem
A Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro (RJ), veiculou, nesta quinta-feira (5), uma matéria sobre a Reforma Tributária sobre o Consumo, com esclarecimentos do vice-presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Anderson Trautman Cardoso. Com reportagem de Marcos Antônio de Jesus, para o Tupi Notícias, a matéria afirma que a Reforma entrou em vigor, mas que ainda causa dúvidas entre empresários brasileiros, especialmente aos micros e pequenos negócios.
Embora 2026 seja o primeiro ano da transição do antigo sistema tributário para o novo, Cardoso explica que falta o detalhamento para o cumprimento das obrigações acessórias. “Mas estas obrigações, elas são exigíveis, passíveis de serem exigidas, então, pelas fiscalizações municipais, estaduais e federais ainda no ano de 2026. Então, com conforme os marcos legais, a transição começa de 26 e vai até 2032”, esclarece.
O vice-presidente jurídico da CACB também tratou do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) e da variação de alíquotas de tributação no novo sistema (conforme autonomia de estados e municípios).
Contato para imprensa:
E-mail: institucional@cacb.org.br
Telefone: (61) 99944-4808 / 3321-8034