1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / MPMEs

CACB apresenta projeto do Al Invest 5.0 à delegação da União Europeia em Brasília

14 de março de 2016 - 21:15

O presidente da CACB, George Pinheiro, e outros representantes da entidade reuniram-se nesta segunda-feira (14) com a delegação da União Europeia local para apresentar a participação da CACB no Al Invest 5.0. O encontro ocorreu em Brasília.

O Al Invest, financiado pela União Europeia, é um dos programas de cooperação econômica mais bem sucedidos da Comissão Europeia na América Latina. Nesta quinta edição, o consórcio vencedor reúne 11 entidades com o fim de contribuir para a redução da pobreza na América Latina incentivando a produtividade das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) e promovendo seu desenvolvimento sustentável.

Na reunião com representantes da União Europeia, George Pinheiro afirmou que a CACB é o sistema empresarial mais antigo do Brasil, presente em todos os municípios com mais de 60 mil habitantes. “O nosso diferencial é a tradição e a capilaridade. O Sistema CACB abrange empresários de todos os setores da economia, que se associam voluntariamente. Por isso e pelo poderio econômico do Brasil, existe uma grande expectativa de liderança em nosso país no que diz respeito ao Al Invest.”

WEB.IMG_6679

Reunião com delegação da União Europeia ocorreu em Brasília

Luiz Carlos Furtado Neves, vice-presidente da MPE na CACB, declarou que a entidade é uma das responsáveis pelo sistema que gera emprego, renda e capacitação. “Termos sido contemplados mostra que, embora não tenhamos propaganda, temos o know-how para apoiar e desenvolver as MPEs. O Al Invest 5.0 será um desafio, mas tenho certeza de que será também um sucesso, tendo em vista os nossos muitos anos de experiência.”

O embaixador da União Europeia (UE), João Gomes Cravinho, observou que o Brasil e a UE possuem várias diferenças e semelhanças. “Entre as semelhanças, temos que o nosso tecido econômico é feito principalmente por MPEs, e vivemos os dois – Brasil e UE – um momento de desafio. Temos muita confiança na CACB e grande expectativa com relação a esse projeto”, disse.

WEB.IMG_6669

George Pinheiro e Cravinho falam do Al Invest 5.0

O coordenador do Programa Empreender e responsável pela participação da CACB no Al Invest 5.0, Carlos Rezende, apresentou à Comissão Europeia alguns detalhes do consórcio. Segundo ele, a CACB assumiu 30% das metas do programa e é responsável por 56 ações, que devem ser executadas nos próximos quatro anos.

Entre as metas gerais estabelecidas, espera-se aumentar a produtividade e competitividade das MPEs, conectar empresas por meio das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs) e reforçar a capacidade institucional das ACEs. “Também pretendemos aprimorar o mercado de serviços de desenvolvimento empresarial na América Latina, implementar serviços de apoio ao empreendedorismo sustentável e criar uma plataforma de coordenação, integração e intercâmbio de experiências entre as ACEs e entidades internacionais”, enumerou Rezende.

WEB.IMG_6676

Segundo Rezende, a CACB assumiu 30% das metas do programa e é responsável por 56 ações

O consórcio
Rezende explicou que o Al Invest 5.0 é a quinta edição do programa, sendo que até a última a Comissão Europeia já havia investido 60 milhões de euros. “Na quarta edição, houve três consórcios vencedores, mas nesta quinta a Comissão Europeia preferiu contemplar um único consórcio na condição de ser integrado por pelo menos seis países.”

No Al Invest 5.0 serão investidos um total de 25 milhões de euros, sendo 10 milhões aplicados pelas entidades participantes e 15 milhões por entidades contempladas por editais na América Latina.

Compareceram à reunião Fernanda Maciel, gerente da unidade de assessoria internacional do Sebrae; Fernando Câmara, coordenador da Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços); João Marcelo Pires, conselheiro Divisão da Europa III do Ministério de Relações Exteriores; Ricardo Vilella, gerente adjunto da unidade de atendimento setorial comércio do Sebrae; Maria Cristina von Holstein Rathlou, Thierry Dudermel e Nicola Ardito, da Delegação da União Europeia no Brasil.

Representando a CACB, participaram – além de George Pinheiro, Carlos Rezende e Luiz Carlos Furtado Neves – a superintendente, Juliana Kämpf, e a técnica da área de cooperação internacional, Gabriele Oliveira.

Entidades participantes
Coordenado pela Cámara de Industria, Comercio, Servicios y Turismo de Santa Cruz (Cainco), o consórcio é formado pela CACB, Câmara de Comércio e Indústria de Paris, a Confederação de Câmaras de Comércio Europeias (Eurochambres), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Sequa (entidade do setor privado alemão), a Câmara de Comércio de Costa Rica, a Câmara de Comércio de El Salvador, a Associação Guatemalteca de Exportadores, a Câmara de Comércio de Lima e a Câmara de Comércio e Serviços do Uruguai.

No lançamento do Al Invest 5.0, ocorrido em Santa Cruz de la Sierra, na semana passada, o gerente da Cainco, Daniel Velasco, afirmou que o programa deve beneficiar cerca de 27 mil empresas de diversas categorias, que deverão solicitar apoio financeiro por meio de uma câmara de comércio ou associação comercial. Jorge Arias, presidente da Cainco, observou que o apoio da União Europeia chega em momento oportuno, tendo em vista a desaceleração econômica que arrebata diversos países.

 

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311