Na manhã desta quinta-feira (30), a CACB reuniu representantes de Federações e Associações Comerciais de todo o País para detalhar o processo de mudança da logomarca da entidade, que está de cara nova. Durante a abertura do encontro, o presidente da entidade, Alfredo Cotait Neto, se disse otimista com o momento vivido pela Confederação e afirmou que mudanças têm acontecido justamente para fortalecer o sistema.
“Tenho uma expectativa muito positiva diante do que estamos construindo na CACB. Estamos reorganizando os processos e dando a ela maior visibilidade, tudo dentro do nosso projeto de criação de uma rede institucional forte e que possa realmente representar e defender nossos interesses. A mudança da marca representa mais um passo nesse sentido”, disse.
Cotait também lembrou que alteração da marca, por enquanto, é exclusividade da CACB, mas que qualquer entidade da rede pode aderir ao modelo, se assim desejar. “Seria muito bom se todos acompanhassem, mas precisamos deixar claro que isto não é uma necessidade”, pontuou.
A fala do presidente foi endossada por Carlos Rezende, superintendente da Confederação. “Nosso objetivo, com este novo desenho, é representar a unidade sistema e tornar a marca mais conhecida nos ambientes institucional e governamental. Fica, no entanto, a critério de cada entidade seguir essa identificação, ou não, já que não há hierarquia em nosso sistema, tudo é por adesão”, afirmou.
Apresentação da marca
O designer responsável pela nova arte, Fernando Schiavo, apresentou o novo desenho, que, segundo ele, traz o conceito de solidez e de ponte, que é o que a Confederação faz. “Estamos transitando do papel para o concreto, do frágil para o resistente. Essa é a imagem que queremos passar”, disse.
A mudança, segundo Fernando, partiu da identificação de elementos que davam à logo antiga um aspecto de fragilidade e de diálogo para dentro. “Quando a marca não reflete mais valores, objetivos e propósitos ou quando o mercado muda, ela precisa de mudança. Este foi o caso da CACB”, apontou.
Com o objetivo de deixá-la mais forte e com mais autoridade, o novo desenho tem predominância da cor azul. Mas não pense que o verde e amarelo, cores da nossa bandeira, ficaram de lado. Elas estão presentes na simbologia da marca, que representa os arcos de uma ponte.
E é essa a principal mudança do desenho. Por ter uma estrutura forte e com arcos que apontam para cima, o conceito de ponte foi incorporado à marca. Os arcos que compõem a logo representam a CACB, as Federações e as Associações Comerciais.
A partir de agora, aos poucos, a CACB vai iniciar a alteração da marca em todo o seu material. E ainda no mês de abril, disponibilizará a toda a rede o material necessário para alteração da marca às entidades que assim desejarem.
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