Com o objetivo de movimentar a economia e estimular o varejo, o governo brasileiro lançou em 2019 a Semana Brasil, que chega à sua terceira edição em 2021, entre os dias 3 e 13 de setembro. A ação une poder público e a iniciativa privada em uma campanha para aquecer o comércio em setembro, um dos meses em que, tradicionalmente, o consumo em vários segmentos tende a ser menor.
A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) declarou apoio à realização da ação e convocou todas as federações, associações comerciais e seus associados a se unirem a este movimento.
“A campanha este ano tem um significado ainda maior: a retomada das atividades econômicas após as restrições causadas pela pandemia, agora diminuídas, em função da ampla vacinação contra a Covid-19. Trata-se de um estímulo às vendas, ao emprego e à economia de estados e municípios”, diz o presidente da CACB, George Pinheiro, em carta enviada às entidades do sistema.
A Semana Brasil faz referência à data da Independência, comemorada no dia 7 de setembro. É uma iniciativa do governo federal, com coordenação do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), e que reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, cosméticos, produtos de higiene e material esportivo, que se propõem a oferecer descontos aos consumidores.
Para saber como funciona e ter acesso aos materiais oficiais da campanha, acesse www.participesemanabrasil.com.br ou www.gov.br/semanabrasil (este endereço será lançado pelo governo federal no fim desta semana).
“O momento é oportuno para iniciarmos de vez a retomada econômica brasileira pós-pandemia. Vamos estimular os empresários brasileiros a aderirem à campanha e viabilizarem ações promocionais em todos os níveis e setores”, diz George Pinheiro.