
Foto: Maria Eduarda/CACB
A CACB intensificou nesta semana sua agenda internacional com a abertura de diálogos voltados à promoção do comércio exterior e à participação brasileira em eventos setoriais no exterior.
Na segunda-feira (14), representantes da entidade se reuniram com a ITE Group, promotora global de feiras e exposições. O encontro foi na sede da Confederação, em Brasília, e teve como foco principal a construção de uma agenda comum voltada à participação de empresas brasileiras em eventos internacionais nos setores de alimentos e bebidas, construção, maquinário, energia e moda.
Maurício Manfré, coordenador de relações internacionais da CACB, e Dmitry Zavgorodniy, representante do ITE Group, discutiram ações para ampliar a visibilidade de feiras organizadas pelo grupo, especialmente no segundo semestre de 2025. A CACB deve apoiar a divulgação dessas iniciativas por meio de sua rede de associações comerciais. A empresa estrangeira se comprometeu a apresentar uma proposta formal com cronograma e condições para participação de expositores brasileiros.
Aproximação com a Jordânia mira setores estratégicos
Também nesta semana, a CACB reforçou os laços com a Embaixada do Reino Hachemita da Jordânia. Após encontros realizados em janeiro e na última terça-feira (15), foi estabelecido um canal permanente de diálogo para fomentar a cooperação bilateral em áreas como comércio, investimentos e parcerias institucionais.
Durante as conversas, a representação diplomática jordaniana manifestou interesse em ampliar as importações de produtos brasileiros. Estão no radar do país árabe itens como café, milho, soja, açúcar, cacau em pó, carne bovina e frango halal — este último com alta demanda em mercados islâmicos.
Do lado jordaniano, há expectativa de maior penetração de alimentos típicos (como conservas mediterrâneas, ervas e especiarias), azeite de oliva, tâmaras, cosméticos naturais, produtos farmacêuticos e fertilizantes à base de fosfato e potássio.
A CACB se comprometeu a mobilizar sua base nacional para identificar oportunidades comerciais e promover rodadas de negócios com empresas da Jordânia. A articulação inclui o apoio da Embaixada do Brasil em Amã para incentivar a presença de expositores brasileiros na International Food and Technology Expo 2025, feira internacional do setor alimentício que será realizada no país do Oriente Médio.