1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ENCONTRO ANUAL

Brasília recebe o 5º Fórum Nacional CACB Mil

Durante dois dias, empreendedores de todo o Brasil estarão em Brasília compartilhar ideias, sugerir caminhos e definir prioridades para um País mais competitivo

14 de junho de 2018 - 16:37

Faltam cinco dias para começar o debate nacional sobre a importância do associativismo, liderança empresarial, rumos econômicos do País, inovação e comércio internacional, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília-DF. O 5º Fórum CACB Mil, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) vai debater o tema “O Papel do Empresário na Construção de um Novo Brasil”.

Em conjunto com o CACB Mil será realizado o 9º Encontro de Negócios da Língua Portuguesa, da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil, entidade que trabalha por melhores relações comerciais entre Brasil e Portugal.

Desde sua 1ª edição, que também aconteceu em Brasília, o Fórum Nacional CACB Mil é um evento associativista que, tradicionalmente, reúne líderes empresariais de todo o País. Também neste ano, os participantes irão compartilhar ideias, sugerir caminhos e definir prioridades para uma estratégia de fortalecimento da economia. O Fórum irá, ainda, aproximar os líderes empresariais e entidades de todo o Brasil, criando um espaço privilegiado para troca de experiências.

Além da presença já confirmada do presidente da República, Michel Temer, o encontro trará à capital do País, empresários e dirigentes de associações comerciais brasileiras, além de parlamentares, representantes de organismos públicos. A CACB reconhece que o desenvolvimento de um país depende da capacidade competitiva de seus empreendedores.  “Estamos preocupados com buscar as respostas que eles precisam para seguir produzindo com tranquilidade”, destaca o presidente da CACB, George Pinheiro.

Palestrantes

O 5º Fórum Nacional CACB Mil vai trazer o economista Ricardo Amorim, que atua no mercado financeiro desde 1992, com trabalhos realizados em Nova Iorque, Paris e São Paulo, para uma palestra sobre economia e tendências no Brasil e exterior. Amorim integra a bancada do programa Manhattan Connection da Globo News desde 2003 e é colunista na revista IstoÉ. Ele vai falar sobre empreendedorismo e oportunidades para micro e pequenas empresas.

Destaque também para o cientista de dados especialista em business analytics Ricardo Cappra, chefe do laboratório de ciência de dados da CAPPRA e do Mission Control e líder de uma comunidade global de cientistas que ajudam pessoas e organizações a tomarem melhores decisões orientadas por inteligência analítica. Cappra já participou de projetos de ciência de dados para Governo dos EUA, Coca-Cola, Banco Santander, Ambev, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo e Banco Itaú.

A importância do engajamento cívico dos cidadãos em pautas de interesse nacional é uma tecla na qual a CACB vem batendo há algum tempo. A eficiência desse envolvimento será assunto da palestra “Como os representantes da sociedade civil estão contribuindo para a gestão do executivo brasileiro?”, proferida por Patrícia Audi, secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), o Conselhão.

Formada em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), Patricia Audi tem mais de 20 anos de experiência no serviço público, com atuação tanto no Poder Executivo quanto no Legislativo e no Judiciário. Ingressou na carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental em 1997. Ocupando cargos como o de secretária de Gestão Pública (Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão).

Além das palestras, o evento promoverá painéis com a participação de empresários, políticos, jornalistas e outros diversos profissionais renomados, como Guilherme Afif Domingos, presidente benemérito da CACB; Paulo Solmucci, presidente da Unecs e da Abrasel; Salimo Abdula, presidente da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP); João Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil; Ênio Meinen, diretor de operações do Bancoob; entre outros, que discutirão, por exemplo, o papel do empresário na política e os caminhos para a exportação brasileira na América do Sul, entre países de Língua Portuguesa e na União Europeia.

A importância do empreendedorismo na economia e o papel do associativismo no desenvolvimento local também ganham espaço na programação. Além disso, a Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial (CBMAE), que vai promover o Fórum de Arbitragem Empresarial na pré-programação do evento, também apresentará o painel “Resoluções extrajudiciais de conflitos empresariais”. Já a Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), traz para a plenária o painel Jovens, sonhos e política.

O 5º Fórum Nacional CACB Mil é uma realização da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com co-realização da Federação das Câmaras Portuguesas de Comércio no Brasil e da Secretaria de Economia, Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia do Distrito Federal (Sedict-DF). O evento tem apoio institucional da GS1 Brasil, da Confederação Empresarial da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CE-CPLP) e do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Certisign, EDP – Energias de Portugal, Sicoob-Bancoob, Banco do Brasil e Correios patrocinam o Fórum, que também recebe apoio da Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer do Distrito Federal (Setur-DF), da Delta Cafés, do AL-Invest 5.0, da Conaje, do CNME, do Progerecs, da CBMAE e do Empreender.

As inscrições para o evento podem ser realizadas no www.cacb.org.br/5forum. O credenciamento da imprensa será feita através do e-mail erick.arruda@cacb.org.br. Confira abaixo a programação completa e participe.

Programação

19 DE JUNHO

10H00: Fórum Internacional de Mediação e Arbitragem da CACB

11H30 – 14H30: Reunião almoço UNECS e Frente Parlamentar Mista CSE*

14H00 – 18H00: Reunião Conselho Nacional da Mulher Empresária – CNME

14H00 – 18H00: Reunião do PROGERECS

15H00 – 18H00: Reunião Conselho Deliberativo CACB*

15H00 – 18H00: Reunião do Comitê Jurídico Nacional CACB*

*somente para convidados.

 

20 DE JUNHO

08h00: Credenciamento

09h00: Abertura Solene

11h00: Palestra Empreendedorismo e oportunidades para micro e pequenas empresas Ricardo Amorim

12h30: Brunch de relacionamento

14h00: Painel – O Papel do empresário na política

15h00: Painel – “Resoluções extrajudiciais de conflitos empresariais”

15:50: Entrega Prêmio Conde dos Arcos

16h00: O papel do associativismo no desenvolvimento local –

16:50: Painel Intexrnacional: América do Sul, CPLP, e União Europeia: um caminho para a exportação brasileira

18h00: Coquetel de negócios

20h00: Encerramento

 

21 DE JUNHO

08h30: Workshop de Associativismo Empresarial

08h30: Palestra – Como ajudar as empresas, organizações, marcas e pessoas a criar estratégias através de análises e inteligência de dados? – Ricardo Cappra

10h00: Painel – A importância do empreendedorismo na economia brasileira

11h00 – Palestra – Como os representantes da sociedade civil estão contribuindo para a gestão do executivo brasileiro? Patrícia Audi- Secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social – Casa Civil – Presidência da República

12h30: Brunch de relacionamento

14h00: Painel – Jovens, sonhos e política

15h00: Encerramento

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311