Com mais de 724 inscritos, o Projeto Brasil Sustentável realizou no dia 27/06, de forma on-line, a primeira mentoria especializada em ESG (Environmental, Social and Governance) para micro e pequenas empresas de todo o Brasil.
A aula foi ministrada pelo advogado especialista em Direito Socioambiental, Peter Otávio Costa, que introduziu conceitos e aplicação de políticas ESG para os participantes. As aulas serão distribuídas em 6 módulos, que vão desde o ensino sobre as práticas até a implementação delas.
Peter abordou a mudança do hábito dos consumidores. Ele explica que atualmente a população tem mais consciência sobre o tema e valoriza a sustentabilidade: “ É uma tendência principalmente entre os mais jovens, e que é fundamental para o discernimento sobre qual empresa consumir ou não algum produto”, garante.
Segundo o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), 86% das micro e pequenas empresas (MPEs) brasileiras dizem ter “pouco” ou “nenhum conhecimento” sobre ESG. O especialista alertou para o impacto que a falta de diretrizes adotadas para promover sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e boa governança corporativa causa: “Nós estamos vendo hoje que as MPEs estão perdendo mercado por estarem deixando de atender e implantar políticas ESG”.
A palestra foi finalizada mostrando casos concretos de empresas que aderiram às práticas Ambientais, Sociais e de Governança e a repercussão da iniciativa. “O mercado de trabalho está precisando de profissionais que saibam implementar e conduzir uma jornada de sustentabilidade”, ressalta o advogado.
As aulas de ESG ocorrem de maneira quinzenal com duração de 15 meses e são gratuitas para o público. A próxima aula está marcada para o dia 11/07 de forma remota, no site do Brasil Sustentável.