1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Nacional / CACB MIL

Brasil real será prioridade no atendimento do Sebrae

Papel da instituição é melhorar o ambiente de negócios no Brasil

17 de outubro de 2016 - 18:04
Presidente do Sebrae durante o Seminário de Desenvolvimento Regional de Gestores do Sebrae - Foto: Thelma Vidales

Presidente do Sebrae durante o Seminário de Desenvolvimento Regional de Gestores do Sebrae – Foto: Thelma Vidales

Rio de Janeiro – O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, enfatizou nesta segunda-feira (17) a importância da instituição influenciar de forma decisiva nas políticas públicas. “O nosso papel é atuar na melhoria do ambiente sistêmico de negócios. Nós, como Sebrae, não podemos ser apenas expectadores na política de desenvolvimento”, afirmou Afif durante o painel Competitividade Sistêmica e Ambiente de Negócios, no Seminário de Desenvolvimento Regional de Gestores do Sebrae, que acontece até amanhã (18), na capital fluminense.

“Nosso grande desafio é como chegar no fundão, no Brasil real, aproximando-o do país legal”, disse Afif. O presidente do Sebrae ressaltou que o planejamento deve ser feito de baixo para cima, a partir das realidades regionais e levando-se em conta as vocações locais. “O Brasil é muito grande para ter um planejamento central. Temos que nos multiplicar no território nacional.”

O projeto Crescer Sem Medo (PLP 25/2007) foi usado como um exemplo de execução de política pública voltada para os pequenos negócios no Brasil. A possibilidade de pequenos negócios renegociarem dívidas e permanecerem vivos no Simples é uma das principais conquistas obtidas com a aprovação, na semana passada. A lei aprovada na Câmara aguarda sanção da Presidência da República. Um dos principais pontos enfatizados no projeto foi a criação da Empresas Simples de Crédito (ESC), que permitirá que pessoas físicas emprestem recursos próprios para pequenos negócios locais. Também se destacou a parceira com o Ministério do Desenvolvimento Econômico e Social a fim de conceder crédito para a abertura de negócios de beneficiários de programas como o bolsa família.

O presidente também anunciou a abertura do processo de consulta pública para a implantação do Operador Logístico Internacional, que vai facilitar o comércio exterior entre os pequenos negócios, começando pela Argentina para depois se expandir para outros países.

O Seminário de Desenvolvimento Regional de Gestores do Sebrae contou com a participação de 200 pessoas dos Sebrae nos estados de todo país. A abertura do evento foi a palestra Desenvolvimento Regional, proferida pelo economista Paulo Roberto Haddad.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9117/9118

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311