
A partir de agosto CACB vai promover novas ações para incentivar exportações | Foto: Canva
O Brasil é a oitava economia do mundo, mas se encontra na vigésima-oitava posição quando falamos em comércio internacional. No ano passado, o saldo da balança foi de US$ 98,9 bilhões, o maior da história, com aumento de 60% em relação ao ano anterior. A meta é alcançar a marca de US$ 1 trilhão em comércio exterior (exportações+importações).
Órgãos como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil ), o Sebrae e a CACB incentivam as exportações. A Confederação, por meio do AL – Invest Verde , consórcio internacional financiado e gerido pela União Europeia, busca promover o crescimento sustentável e a criação de empregos. Neste semestre, a CACB está desenvolvendo parcerias para estimular negócios das micro e pequenas empresas do sistema das associações comerciais para fora do Brasil.
A Apex disponibiliza plataformas e programas de qualificação, inclusive para as MPEs. Segundo o presidente da Agência, Jorge Viana, das mais de 17 mil empresas apoiadas no ano passado, 43% são de micro e pequeno porte. Esses e outros assuntos como a concorrência com a China e o mercado americano você pode conferir em uma longa entrevista dada por Viana ao portal de notícias Comex do Brasil, parceiro da CACB. Confira aqui.