Aumento de 22% no faturamento no início de 2021 em relação ao mesmo período em 2020. O resultado surpreendente foi obtido pela Dynamine, empresa de consultoria especializada em Solução Dinâmica, de São Paulo, depois de buscar a ajuda do Brasil Mais. O programa, do governo federal, oferece às micro e pequenas empresas soluções de baixo custo e rápida implementação com foco na melhoria das capacidades práticas e gerenciais, promoção do aperfeiçoamento contínuo, inovação em processos e redução de desperdícios. Em todo o país, o programa tem quase 22 mil empresas inscritas.
Coordenado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e executado pelo Sebrae e pelo Senai, o Brasil Mais já atendeu cerca de dez mil empresas desde sua implantação em fevereiro de 2020, embora tenha sido paralisado até outubro por conta da pandemia de coronavírus.
O empresário Dennis Travagini Cremonese, sócio da Dynamine, se inscreveu e foi atendido pelo Sebrae, responsável, dentro do programa, pela execução do eixo Melhores Práticas Gerenciais (voltado para empresas). O objetivo de Dennis era aumentar o número de clientes e, consequentemente, o faturamento. “Foi criado um processo de marketing em vendas que nos permitiu ver os pontos de melhoria e ter um real controle de toda a operação, desde a captação até o acompanhamento pós-projeto com os clientes”, contou.
Como resultado do programa, a Dynamine teve um aumento significativo no faturamento. Apenas nos dois primeiros meses de 2021, 50% a mais que em 2019 e 22% em relação a 2020. “Também estamos com vários pedidos de propostas. Estamos muito satisfeitos e indicamos a todos os empreendedores a participação no Brasil Mais”, afirmou.
Não muito longe dali, em Araraquara, o Agente Local de Inovação (ALI) do Sebrae, Ícaro Spaziani, atendeu duas empresas no ramo de atacado de peças. “Na Castro Atacadista, de construção civil, fizemos um trabalho de gestão de estoque, em que organizamos o processo, criando etiquetas de identificação e ajuste de gôndolas”, explicou.
Para o proprietário, Felipe Castro, o trabalho fez toda a diferença, não só para a otimização do espaço físico mas para a mudança de mentalidade. “O projeto está ajudando a gente a impulsionar os negócios e a produtividade, mas, principalmente, a rever nossos conceitos e a buscar um próximo nível”.
A segunda empresa atendida, a HL Peças, de automóveis, tinha outro foco: escoar produtos parados há muito tempo em estoque. Para resolver o problema, Ícaro trabalhou um plano de marketing voltado para o e-commerce, e os resultados apareceram rapidamente. “Optamos por plataforma de marketplace, e não por site próprio de vendas e, ao testar essa ação, houve um aumento gradativo de visualizações, comentários e, principalmente, de vendas”, contou.
De acordo com uma das proprietárias da HL, Lívia de Souza, antes do trabalho com o ALI, nenhum dos sócios tinha experiência com vendas pela Internet. “Inclusive, em agosto do ano passado, nós tentamos, por conta da pandemia, e o resultado foi desastroso. A ação do ALI nos ajudou a observar a concorrência, a ver a importância da descrição do anúncio, a questão do algoritmo, ou seja, como ser encontrado da melhor forma pelos clientes, enfim, ficamos surpresos com os resultados porque a consultoria nem terminou e já estamos vendendo”.
Melhores Práticas Produtivas
No eixo Melhores Práticas Produtivas, voltado para indústrias, e executado pelo Senai, o consultor do Instituto de Logística de Produção do Senai Santa Catarina, Ronaldo Rohloff, atendeu a empresa Móveis Zamarki, no município de Irani (SC). Ele conta que logo na primeira visita à indústria, as oportunidades de melhoria ficaram evidentes.
“O gargalo estava no processo de estofamento, onde havia mais problemas. Eles tinham uma célula mal planejada e mal distribuída. Coletando os tempos de ciclo de cada um, nem foi preciso colocar mais pessoas, trabalhamos apenas com a realocação de um deles como abastecedor de linha”, explicou. O consultor conta que mudanças de layout também foram implementadas para otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores.
Segundo um dos sócios da Móveis Zamarki, Ismael Zamarki, foi exatamente a movimentação desnecessária a responsável pela perda de tempo e, consequentemente, de produtividade. “Com a consultoria e a implantação das soluções, conseguimos um aumento de 20% na produção somente no setor da estofaria, fora nas demais áreas. E o que é ainda melhor: não foi preciso nenhum investimento alto, além da realocação de pessoas e funções”, comemorou.
Ronaldo destacou a participação do empresário e dos funcionários em todo processo. “O principal ganho pra mim, como consultor, foi a disciplina e a educação. Os colaboradores e os diretores abriram os olhos para novas oportunidades de melhoria”.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias