1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Visibilidade

Brasil lança satélite de defesa e comunicação estratégica

Equipamento coloca o País em reduzido grupo de países que operam satélites geoestacionários próprios

14 de março de 2017 - 15:40

O Brasil lançará no próximo dia 21 de março, do Centro Espacial de Kouru, na Guiana Francesa, seu Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC-1), projeto de quatro anos viabilizado pela Visiona, empresa formada pela Embraer e a Telebrás. Com o lançamento, o Brasil entra no restrito grupo de países que operam satélites geoestacionários próprios, formado por Estados Unidos, Rússia, China, Índia e alguns poucos países europeus.

É o terceiro satélite geoestacionário brasileiro, mas ao contrário dos dois que já estão em órbita (Star One C1 e Star One C2), este será operado exclusivamente por técnicos brasileiros e em território nacional, a partir de centros de controle instalados em Brasília e Rio de Janeiro. Isto permitirá o uso do equipamento para comunicações estratégicas sigilosas.

Construído pela francesa Thales Alenia Space, o SGDC-1 tem cinco metros de altura, pesa seis toneladas, ficará estacionado há 36 mil quilômetros da superfície e cobrirá todo o território brasileiro, além de parte do Oceano Atlântico. Além do uso em comunicações militares, o SGDC-1 vai ampliar a oferta de banda larga em todo o País, principalmente em regiões remotas, já que operará nas bandas X e Ka. A primeira é uma faixa de frequência destinada exclusivamente ao uso militar, correspondendo a 30% da capacidade total do satélite. Já a banda Ka, que representa 70%, será usada para a banda larga

O SGDC-1 já está na Guiana Francesa, em processo de acoplagem ao foguete Ariane Space, que o levará até a órbita da terra. O lançamento será acompanhado por um professor e três estudantes de uma escola pública municipal de Ubatuba, município do litoral Norte de São Paulo.

Assessoria de Imprensa CACB e Ministério das Comunicações

 

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311