1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / PORTAL DE SERVIÇOS

Brasil eficiente: governo lança programa Governo Digital intentando a desburocratização dos serviços públicos

Para Michel Temer, a ideia é modernizar o Estado, porque a administração pública tem que ser dinâmica

23 de maio de 2018 - 17:54

Foto: Twitter do Planalto

O governo federal lançou esta tarde o programa Governo Digital. Com o slogan “Brasil eficiente”, o Estado pretende desburocratizar a vida do cidadão brasileiro com ações que tornem o dia a dia cada vez mais digital. O presidente e a superintendente da CACB, George Pinheiro e Juliana Kämpf, respectivamente, prestigiaram a cerimônia de lançamento.

No Portal de Serviços do governo (www.servicos.gov.br), o usuário encontra todas as informações relacionadas a estas ações. E algumas delas já funcionam na prática, como é o caso da CNH Digital e do aplicativo Meu INSS, por exemplo. “Os jovens não precisam mais se deslocar a uma junta militar para obter informações sobre o alistamento. As informações são 100% digitais no portal, tudo em poucos minutos e sem sair de casa. Uma economia de tempo e dinheiro para o cidadão e para o governo”, destacou o ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Pedro Colnago Junior. Ao todo, já existem mais de 500 serviços totalmente digitais.

Segundo o ministro, o governo tem trabalhado intensamente neste sentido, digitalizando os serviços, mas sem deixar que o cidadão caia no que chamou de “labirinto digital”, se perdendo nos diversos links e não encontrando o serviço desejado, pois todo o tempo que se perde com burocracia tem sido a maior barreira para o crescimento da economia. “O nosso trabalho é para que cada vez menos o cidadão precise reapresentar documentos que já estão na base do governo. Por exemplo, para renovar o passaporte, ele não precisa mais levar novamente o título de eleitor e a reservista”, aponta Esteves.

Para o presidente da República, Michel Temer, o governo está colocando o Brasil no século 21 e deseja que o cidadão sinta no seu dia a dia que o sistema público está cada vez mais ágil e eficiente.  “À medida que o tempo passa, colocamos à disposição do público novas e melhores ferramentas. O fato é que estamos utilizando a Internet também como um posto de atendimento rápido, descomplicado e disponível no computador de casa ou no celular”, disse.

Segundo o presidente, a ocasião é para mostrar o quanto o governo tem feito para usar a tecnologia a favor das pessoas. “O que queremos, em suma, é modernizar o Estado, porque a administração pública tem que ser dinâmica. O esforço não acaba aqui. Nessa matéria sempre resta ainda muito a se fazer”, pontuou.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311