1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / RICARDO CAPPRA

Bases de dados orientam novas formas de negócio

Como utilizar a informação cruzando dados para melhorar os negócios

21 de junho de 2018 - 14:05

Foto: Raphael Gallo

A informação é algo presente na nossa rotina, principalmente no desenvolvimento e gerenciamento de negócios. A grande questão é como utilizar esses dados de maneira eficaz para ajudar sua organização. “Atualmente consumimos informação de maneira descontrolada e o problema é decidir quais são úteis e quais são inúteis para tomar decisões” comenou o cientista de dados, especialista em bussines analytics e chefe do laboratório de ciência de dados da CAPPRA e do Mission Control, Ricardo Cappra.

Ele falou no último dia do 5º Fórum Nacional CACB Mil, abrindo a manhã com a palestra “Como ajudar as empresas, organizações, marcas e pessoas a criar estratégias através da análise e inteligência de dados?”

Segundo lembrou, esse excesso de dados acaba por se tornar um obstáculo na hora de tomar decisões, assim como a falta dessas informações. Outro problema que encontramos é a questão do fácil acesso às informações. “No cenário atual, grandes empresas não conseguem mais competir com startups, pois ambas têm acesso à informação ao mesmo tempo’, ressalta Ricardo.

Foto: Raphael Gallo

A partir desses problemas, surge o obstáculo: Como tomar decisões para meu negócio? Ricardo afirma que esse problema é gerado pelo grande volume de dados e destaca que “precisamos identificar o que é realmente relevante para o negócio, coletando as informações que interessem”.

Para promover a identificação, o cruzamento de dados através dos algoritmos mostra as informações úteis para um determinado negócio. “É como colocar uma camada científica nos negócios, uma análise analítica” relatou o cientista.

As decisões começam a se tornar mais seguras e mais fáceis de serem tomadas, eliminando os erros. Com isso, disse Capra, as oportunidades podem ser melhor identificadas. Para encerrar, disse o especialista: “Se o presente é digital, o futuro é analítico”.

Ricardo Cappra

O cientista, especialista em business analytics, é chefe do laboratório de ciência de dados da CAPPRA e do Mission Control, além de líder de uma comunidade global de cientistas que ajudam pessoas e organizações a tomarem melhores decisões orientadas por inteligência analítica. Cappra já participou de projetos de ciência de dados para Governo dos EUA, Coca-Cola, Banco Santander, Ambev, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo e Banco Itaú.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311