Imprensa
CRISE

Barbosa diz que problemas políticos e econômicos têm de ser discutidos juntos

“O momento existe para que sejamos realistas e pragmáticos, enfrentando os problemas mais imediatos. É o que estamos procurando fazer", destacou o ministro da Fazenda

18 de março de 2016 às 19:57

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse hoje (18), em São Paulo, que o país vive, ao mesmo tempo, um momento de confluência política e econômica.

“O momento existe para que sejamos realistas e pragmáticos, enfrentando os problemas mais imediatos. É o que estamos procurando fazer. Temos de discutir os problemas políticos, ao mesmo tempo em que devemos discutir os econômicos”, destacou Barbosa.

“Estamos testando nossa capacidade de resolver problemas e tenho total confiança na democracia brasileira para resolver esses problemas. O desafio é estabilizar a economia em todos os sentidos: fiscal, internacional, controle da inflação e, sobretudo, a renda e o emprego”, afirmou o ministro durante o Fórum Brasil da Carta Capital, com o tema Como retomar o crescimento.

Segundo Barbosa, as projeções para o ano ainda são muito incertas, mas o ministério acredita que é possível estabilizar o nível de renda até meados do ano e recomeçar a crescer no fim do ano. Acrescentou que isso depende de várias ações, pacificação e maior civilidade no debate político.

“Nos últimos meses temos apresentado um programa de estabilização, renda, emprego e reforma fiscal com a urgência que necessita, mas com serenidade. Há muitos fatores do cenário externo e do político. Nesse contexto, a politica econômica tem de ser agente de estabilização e de normalização”.

Cenário

Barbosa informou que o governo continua propondo medidas para destravar a economia e não se deve ser muito otimista a ponto de ser complacente nem pessimista a ponto de ficar paralisado.

Para Barbosa, o cenário atual é conturbado e a melhora da situação econômica ajudará a política e vice-versa, porque a incerteza política atrasa a economia. “Temos o desafio, independente das preferências e ideologia de cada um, de sermos capazes de ter diálogo e civilidade no debate público. Debate que todo mundo grita e ninguém ouve não levará a lugar nenhum. As pessoas pensam diferente, mas tem de ser capazes de sentar à mesa e construir uma proposta.”

Conforme o ministro, os problemas econômicos não desaparecerão a partir de uma mudança política extremada, porque eles são complexos e técnicos. Sobre a ajuda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Barbosa disse que Lula é uma liderança política e um exímio negociador. “Conntamos com ele para que possamos construir essas soluções políticas e econômicas, porque o potencial do Brasil continua o mesmo”, concluiu Barbosa.

Fonte: Agência Brasil

Últimas Notícias

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit
Fascisc 19 de julho de 2024 às 15:01

Portos de Santa Catarina: desafios e oportunidades no cenário global serão debatidos no Logistique Summit

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária
Reforma Tributária 18 de julho de 2024 às 18:21

CACB aponta avanços e pendências na reforma tributária

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio
Comércio Internacional 18 de julho de 2024 às 15:14

Novo regime de origem do Mercosul simplifica regras e fortalece o comércio

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar Facerj promove seminário sobre Economia do Mar
FACERJ 18 de julho de 2024 às 15:00

Facerj promove seminário sobre Economia do Mar

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local
Rondônia 18 de julho de 2024 às 13:51

Facer lança o projeto Liquida Rolim, que promete movimentar diversos setores da economia local

Conexão Faciap é realizado na ACIG Conexão Faciap é realizado na ACIG
Encontro 18 de julho de 2024 às 13:47

Conexão Faciap é realizado na ACIG

Serviços

Ver todos

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro

Conheça nossos serviços para a sua empresa.

Conhecimento e informação nos conecta

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel