1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / UNECS

Audiência Pública discute venda de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) no varejo

Link disponibilizado pela Câmara dos Deputados permite interagir e fazer perguntas, além de assistir ao vivo o debate; manifestação do setor de comércio e serviços pode ajudar a aprovar projeto de lei

27 de novembro de 2018 - 10:47

A audiência pública para debater a comercialização de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) em supermercados e estabelecimentos congêneres acontece nesta terça-feira (27), a partir da 14h30, no Plenário 7 da Câmara dos Deputados, em Brasília, pode ser acompanhada online pelo público. A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad) é uma das entidades convidadas a expor seus argumentos em favor da liberação da venda. No link disponibilizado pela Câmara, você pode participar online, interagindo e fazendo perguntas, além de acompanhar ao vivo a audiência.

“É de suma importância que todo o setor de comércio se manifeste em favor da venda do MIP no varejo para que haja avanço no sentido de aprovar o projeto de lei que regula o tema. A audiência é um instrumento regimental do Congresso Nacional que desempenha papel fundamental para o exercício da democracia. O debate vai servir para desmitificar vários conceitos equivocados sobre a comercialização do produto. A acessibilidade e a possibilidade de redução de preço são dois quesitos que devem ser exaustivamente debatidos nesse processo”, explica Emerson Destro, presidente da ABAD.

O requerimento de audiência pública, aprovado na Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados, foi apresentado pelo deputado federal Juscelino Filho depois de entender, em encontro com a ABAD, que é oportuno trazer o debate à mesa e esclarecer a sociedade. Entre os convidados para a audiência estão a ABAD e a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados, ambas compõe a UNECS – União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços, maior colaboradora da Frente Parlamentar CSE no tocante a subsídios técnicos às proposições em tramitação no Congresso sobre o tema.

A Frente CSE apoia o Projeto de Lei 9482/2018, que regulamenta o tema, e já entregou posicionamento técnico ao Deputado Juscelino, que é o atual relator da matéria. Também foram convocados para a audiência: Abimip – Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição; Idec – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor; Abrafarma – Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias; Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária; MS – Ministério da Saúde; CFF – Conselho Federal de Farmácia; CFM – Conselho Federal de Medicina.

Cada entidade convidada terá cerca de 20 minutos para apresentar seus argumentos. Em seguida, os deputados inscritos podem interpelar o expositor pelo prazo de três minutos, tendo o interpelado igual tempo para responder, facultadas a réplica e a tréplica, pelo mesmo prazo, vedado ao orador interpelar qualquer dos presentes. Os deputados que desejarem podem também solicitar documentos aos convidados.

A audiência será transmitida ao vivo pelo Portal da Câmara dos Deputados, na área referente à Comissão que está realizando a reunião. O vídeo de toda a reunião também é disponibilizado na mesma área, normalmente em até 48 horas depois da realização da audiência que pode ser assistido novamente e inclusive baixado. Caso não haja assunto mais relevante em andamento na Casa, como a realização de uma sessão de Plenário, a audiência poderá ser transmitida ao vivo pela TV e/ou Rádio Câmara, a critério destes veículos.

Fonte: Abad

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311