Imprensa
ACE

 “Associativismo nos leva mais longe”, diz presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá

Audiência pública na Câmara dos Deputados discute criação do Dia Nacional do Associativismo

23 de maio de 2025 às 12:29

Foto: ACIM


A criação do Dia Nacional do Associativismo será tema de audiência pública na Câmara dos Deputados, marcada para o dia 27 de maio. O debate reunirá parlamentares, representantes do setor empresarial e lideranças regionais, com o objetivo de valorizar o papel estratégico do associativismo no desenvolvimento econômico e social do Brasil.

A proposta prevê o dia 15 de julho como data oficial para a celebração do Dia do Associativismo, em homenagem à fundação da primeira entidade associativista do país — a Associação Comercial da Bahia.

A iniciativa tem mobilizado representantes de todo o sistema CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) e tem colocado em evidência o trabalho de entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), reconhecida nacionalmente por seu modelo de gestão participativa e de impacto comunitário.

Para José Carlos Barbieri, presidente da ACIM, o associativismo é essencial para fomentar um ecossistema próspero de negócios. “Se a gente quiser ser mais rápido, a gente faz sozinho, mas se a gente quiser ir mais longe, a gente se associa. Nós acreditamos muito nisso: o associativismo nos leva mais longe, com mais musculatura e com mais probabilidade de resultados favoráveis”, afirma.

ACIM
Com mais de 5 mil associados e cerca de 500 voluntários distribuídos em seis conselhos, a ACIM se consolidou como uma força ativa no desenvolvimento local. A entidade alia o fortalecimento empresarial ao engajamento social e institucional, influenciando políticas públicas e promovendo ações integradas com o poder público e a sociedade civil.

“Maringá é um exemplo disso. Estamos em uma associação que tem a palavra comunidade na missão, na visão e também nos valores. Pensamos em criar um ambiente propício para o negócio. E, se isso exigir que a gente vá até o poder público e ajude a executar um projeto, nós iremos fazer isso. Porque, ao criar um ambiente favorável para os nossos negócios, estamos também gerando emprego e renda”, completa Barbieri.

A força do associativismo pelo G50+

A CACB, que representa mais de 2 mil associações comerciais em todo o país, destaca o caráter descentralizado e apartidário da sua rede. “Diferentemente das centrais sindicais, nosso sistema é independente e construído de baixo para cima, com base nas lideranças locais”, explica Alfredo Cotait, presidente da entidade. “Somos a maior rede capilar independente do Brasil.”

Um dos principais instrumentos de articulação da entidade é o G50+, grupo que reúne lideranças empresariais de diferentes regiões do país para fortalecer o associativismo como força política e econômica. “A união de todas as confederações e representações da classe produtiva, com uma única voz, debatendo pautas de nação e questões constitucionais que afetam os empreendedores, é essencial”, reforça Cotait.

Para saber mais sobre o associativismo, acesse: www.cacb.org.br.

 

Últimas Notícias

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA
LIDERANÇA FEMININA 11 de setembro de 2026 às 17:21

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios
REFORMA TRIBUTÁRIA 10 de setembro de 2026 às 17:09

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional
NA MÍDIA 9 de setembro de 2026 às 17:22

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF
NOTA PÚBLICA 9 de setembro de 2026 às 14:03

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment
AVISO DE PAUTA 9 de setembro de 2026 às 11:57

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 3 de setembro de 2026 às 18:50

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel