Imprensa
ESPÍRITO SANTO

Associações Comerciais em massa no primeiro encontro presencial da Faciapes, desde início da pandemia

O superintendente da CACB e coordenador do Projeto Transformar, Eduardo Vieira, destacou a importância do fortalecimento das entidades do sistema para a retomada econômica das empresas

29 de julho de 2021 às 16:45

Foto: Renata Paz

Na primeira reunião presencial desde o início da pandemia, em março de 2020, pelo menos 80% das associações filiadas à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes) participaram, durante toda a última quarta-feira (28), do encontro do projeto Transformar, realizado no auditório da entidade, na Enseada do Suá, em Vitória. O grupo saiu com muitas informações de um pacote de novos serviços para oferecerem a seus associados e contribuírem com a retomada do crescimento econômico. O superintendente da CACB e coordenador do Projeto Transformar, Eduardo Vieira, representou a entidade.

O evento foi prestigiado pelo superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, pelo presidente da Aderes – Agência de Desenvolvimento do Espírito Santo, Alberto Gavini Filho, e pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffman.

O tema central do evento foi o aprimoramento da prestação de serviços das entidades classistas aos seus associados, oferecendo certificação digital, meios mais econômicos de pagamento digital, câmara de mediação e arbitragem e capacitação para enfrentar o novo modelo de negócio mundial, provocado pela pandemia da Covid-19, com ênfase nos negócios on-line.

Foto: Renata Paz

Tanto Rigo, quanto Alberto expuseram suas linhas de apoio para os filiados às associações, que conheceram também a possibilidade de adotar um meio de pagamento ACBRPay, com taxas mais atrativas para serviços mais amplos.

As associações foram estimuladas a serem facilitadoras de acesso de microempreendedores individuais, micro e empresas de pequeno porte às linhas de crédito lançadas pelo Governo do Estado para impulsionar a retomada econômica após as restrições de funcionamento durante a pandemia sanitária.

Êxito

O presidente da Faciapes, Arthur Avellar, comemorou o êxito do encontro e disse que o comparecimento maciço dos associados demonstra a disposição de incrementar o associativismo. “Enfrentamos uma crise econômica mundial provocada pelos efeitos da pandemia e, nesse momento, mais do que nunca, é preciso que estejamos unidos para a recuperação de todos. Governo, Aderes e Sebrae reconheceram nossa capilaridade para levar à ponta os programas de apoio ao empresário. Foi uma agenda positiva importante para recuperar o ânimo dos agentes econômicos”, disse Arthur.

Foto: Renata Paz

Em sua apresentação, Eduardo Vieira exaltou as medidas de acesso ao crédito tomadas pelo governo capixaba e a criação das diretorias de mulheres e de jovens empresários pela Faciapes, programas fomentados no âmbito do Transformar, e que devem estimular o empreendedorismo e a prática do associativismo nesse grupo, além de planejar a sucessão das próximas diretorias no sistema de associações comerciais. “É muito importante que as nossas entidades estejam fortalecidas, tanto na institucional, quanto financeiramente, oferecendo produtos e serviços que vão colaborar significativamente para a retomada econômica das empresas”, destacou.

O secretário Tyago Hoffman falou da disponibilidade de R$ 250 milhões de linhas de crédito a partir de R$ 31 mil no Bandes, para pequenos empreendedores, com 12 meses de carência e 60 meses para pagar. “Os procedimentos são simplificados e a correção é apenas pela Selic. Se a taxa Selic passar de 4,5%, o governador Renato Casagrande vai ajustar o decreto para congelar essa tarifa. O interesse é na retomada da economia”, disse Tyago.

*Com informações de José Caldas da Costa/Faciapes

Últimas Notícias

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país
NA MÍDIA 7 de outubro de 2026 às 17:10

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas
ASSOCIATIVISMO 7 de outubro de 2026 às 15:43

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República
CARTA ABERTA 6 de outubro de 2026 às 17:20

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições
MANIFESTO 6 de outubro de 2026 às 12:16

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições

Pequenos negócios geraram 59% dos empregos formais em 2026 Pequenos negócios geraram 59% dos empregos formais em 2026
DIA DO EMPREENDEDOR 5 de outubro de 2026 às 12:54

Pequenos negócios geraram 59% dos empregos formais em 2026

Dia do empreendedor: há motivo para comemoração? Dia do empreendedor: há motivo para comemoração?
ARTIGO 5 de outubro de 2026 às 12:39

Dia do empreendedor: há motivo para comemoração?

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel