CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ESPÍRITO SANTO

Associações Comerciais em massa no primeiro encontro presencial da Faciapes, desde início da pandemia

O superintendente da CACB e coordenador do Projeto Transformar, Eduardo Vieira, destacou a importância do fortalecimento das entidades do sistema para a retomada econômica das empresas

29 de julho de 2021 - 16:45

Foto: Renata Paz

Na primeira reunião presencial desde o início da pandemia, em março de 2020, pelo menos 80% das associações filiadas à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Espírito Santo (Faciapes) participaram, durante toda a última quarta-feira (28), do encontro do projeto Transformar, realizado no auditório da entidade, na Enseada do Suá, em Vitória. O grupo saiu com muitas informações de um pacote de novos serviços para oferecerem a seus associados e contribuírem com a retomada do crescimento econômico. O superintendente da CACB e coordenador do Projeto Transformar, Eduardo Vieira, representou a entidade.

O evento foi prestigiado pelo superintendente do Sebrae, Pedro Rigo, pelo presidente da Aderes – Agência de Desenvolvimento do Espírito Santo, Alberto Gavini Filho, e pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Tyago Hoffman.

O tema central do evento foi o aprimoramento da prestação de serviços das entidades classistas aos seus associados, oferecendo certificação digital, meios mais econômicos de pagamento digital, câmara de mediação e arbitragem e capacitação para enfrentar o novo modelo de negócio mundial, provocado pela pandemia da Covid-19, com ênfase nos negócios on-line.

Foto: Renata Paz

Tanto Rigo, quanto Alberto expuseram suas linhas de apoio para os filiados às associações, que conheceram também a possibilidade de adotar um meio de pagamento ACBRPay, com taxas mais atrativas para serviços mais amplos.

As associações foram estimuladas a serem facilitadoras de acesso de microempreendedores individuais, micro e empresas de pequeno porte às linhas de crédito lançadas pelo Governo do Estado para impulsionar a retomada econômica após as restrições de funcionamento durante a pandemia sanitária.

Êxito

O presidente da Faciapes, Arthur Avellar, comemorou o êxito do encontro e disse que o comparecimento maciço dos associados demonstra a disposição de incrementar o associativismo. “Enfrentamos uma crise econômica mundial provocada pelos efeitos da pandemia e, nesse momento, mais do que nunca, é preciso que estejamos unidos para a recuperação de todos. Governo, Aderes e Sebrae reconheceram nossa capilaridade para levar à ponta os programas de apoio ao empresário. Foi uma agenda positiva importante para recuperar o ânimo dos agentes econômicos”, disse Arthur.

Foto: Renata Paz

Em sua apresentação, Eduardo Vieira exaltou as medidas de acesso ao crédito tomadas pelo governo capixaba e a criação das diretorias de mulheres e de jovens empresários pela Faciapes, programas fomentados no âmbito do Transformar, e que devem estimular o empreendedorismo e a prática do associativismo nesse grupo, além de planejar a sucessão das próximas diretorias no sistema de associações comerciais. “É muito importante que as nossas entidades estejam fortalecidas, tanto na institucional, quanto financeiramente, oferecendo produtos e serviços que vão colaborar significativamente para a retomada econômica das empresas”, destacou.

O secretário Tyago Hoffman falou da disponibilidade de R$ 250 milhões de linhas de crédito a partir de R$ 31 mil no Bandes, para pequenos empreendedores, com 12 meses de carência e 60 meses para pagar. “Os procedimentos são simplificados e a correção é apenas pela Selic. Se a taxa Selic passar de 4,5%, o governador Renato Casagrande vai ajustar o decreto para congelar essa tarifa. O interesse é na retomada da economia”, disse Tyago.

*Com informações de José Caldas da Costa/Faciapes

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311