A Associação Comercial do Pará (ACP) elegeu, na tarde desta segunda-feira (21), a primeira mulher para presidir a Casa em mais de 200 anos de existência. No pleito, os próprios empresários escolheram a presidente e vices do órgão mais antigo do empresariado paraense, para o biênio 2022-2024. A chapa única, encabeçada por Elizabete Grunvald, tem como primeiro vice-presidente o empresário Isan Anijar.
Para a nova líder, é uma honra assumir a Presidência da Associação Comercial. “É um desafio enorme para mim como empresária e, sobretudo, como pessoa. É uma entidade de 203 anos, muito importante para a economia do estado, tanto que a história da associação se confunde com a do comércio do Pará. Então, é um desafio muito grande assumir essa Presidência, especialmente no momento de retomada da economia”, comenta.
Segundo Elizabete, um dos trabalhos da ACP – que estará entre os focos de sua gestão – é discutir, do ponto de vista estadual, as melhorias dos interesses dos associados; e do ponto de vista federal, as reformas que o Brasil precisa, com foco nas reformas administrativa e tributária. “Nós não temos mais como aguentar essa alta carga tributária que o Brasil tem. Os desafios, neste momento pós-pandemia, são muito grandes”, declara Elizabete.
Além dela, foram eleitos os presidentes da Assembleia Geral, Fábio Lúcio Costa; do Conselho da Mulher Empresária, Izabela Araújo; do Conselho de Jovens Empresários, João Marcelo Azevedo Santos; do Conselho das Câmaras Setoriais, Reginaldo Ferreira; da Universidade Corporativa, Paulo Maia; e da Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial no Pará, José Eduardo da Silva. A posse será realizada no dia 4 de abril, às 18h30, no Salão Nobre da ACP. Na ocasião também serão celebrados os 203 anos da entidade.
Trajetória
A nova presidente da ACP é economista por formação e atuou por cerca de duas décadas em uma instituição financeira antes de decidir empreender com seu próprio negócio – montou uma consultoria empresarial e uma empresa de representação de produtos médicos. Depois disso, ingressou na associação por meio do Conselho da Mulher Empresária, e se encantou com o associativismo, onde permanece há quase 30 anos. Ela é casada com Vilmos Grunvald, ex-secretário especial de Estado de Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável (Seinfra) do Pará, e mãe de dois filhos.
*Com informações do jornal O Liberal