CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / ACP

Associação Comercial do Pará celebra 202 anos em videoconferência

Ex-presidentes foram convidados a destacar fatos marcantes de sua gestão, relembrando a história da entidade. O presidente da CACB, George Pinheiro, prestigiou o evento

13 de abril de 2021 - 09:25

No dia 03 de abril de 1819, comerciantes paraenses fundaram a chamada Praça do Comércio, para criar uma frente de defesa aos seus interesses, que mais tarde, em maio de 1989 passaria a se chamar Associação Comercial do Pará (ACP). E para celebrar 202 anos de história, a entidade realizou na noite de segunda-feira (12) uma videoconferência com a participação de ex-presidentes e muitas recordações de uma trajetória de lutas e conquistas.

O presidente da CACB, George Pinheiro, prestigiou o momento. Ele afirmou se identificar muito com o trabalho da ACP e destacou a honra de ter participado das comemorações dos 200 anos da entidade, dois anos atrás, quando a CACB realizou uma reunião de Conselho Deliberativo na sede da ACP. “Aqui e no Brasil inteiro convivemos com lideranças, pessoas que defendem a livre iniciativa, o comércio e o país que tanto almejamos, desde a criação da primeira associação comercial das Américas, em salvado, na Bahia, 209 anos atrás. Sem dúvida, o registro desta reunião vai nos honrar muito, e daqui mais 200 anos, nossos substitutos terão a alegria de conhecer a nossa luta”, declarou.

Durante a videoconferência, ex-presidentes da casa foram convidados a contarem fatos marcantes, destacarem ações e analisarem a realidade do Pará durante o período em que comandaram a ACP. O programa Empreender, a criação do Conselho da Mulher Empresária, a criação do Plano Real, o Impeachment de Dilma Rousseff e a visita de diversas autoridades foram alguns dos destaques do bate-papo.

Clóvis Carneiro, atual presidente da ACP, lembrou do início do seu mandato, em 2018, quando estourou a greve dos caminhoneiros, em um ano que estava sendo muito complicado, do ponto de vista econômico, e destacou a celebração dos 200 anos da entidade como um dos grandes desafios de sua gestão.

“Agora, encontramos uma pandemia no meio do caminho e boa parte do meu tempo, e certamente de outros presidentes de entidades de classe, tem sido dedicado a negociar com o governo as mais diversas e adversas situações, às vezes de maneira mais dura, mas estamos conseguindo levar”, destacou. O presidente cita, ainda, o lançamento da Câmara Setorial de Tecnologia e Inovação da entidade, como um marco para 2021.

O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Pará (Faciapa), Alberto Batista, disse que se a Federação hoje existe e tem representatividade no estado, isso se deve ao trabalho feito pela ACP desde a sua fundação. “A Associação Comercial do Pará, portanto, está de parabéns pelo trabalho de lutas e conquistas que sempre realizou”, disse.

O evento, denominado ACP 202 anos – Caminhos para o desenvolvimento: associativismo, história e inovação, foi mediado por Sebastião Reginaldo de Castro Ferreira, conselheiro da ACP. Estiveram presentes os ex-presidentes da entidade Délio Mutran, João Augusto Lobato Rodrigues, Sérgio Albino Bitar Pinheiro e Fábio Lúcio de Souza Costa.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311