CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / CAMARAPOA

Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA) recebe homenagem pelos seus 160 anos

Solenidade na Câmara Municipal da cidade teve como objetivo dar reconhecimento e valorização aos trabalhos prestados pela ACPA a Porto Alegre, ao longo de sua história

16 de fevereiro de 2018 - 16:58

Hocsman (e), Adeli, Pereira, Mônica e Ruga (d) na sessão desta quinta-feira. Foto: Leonardo Contursi/CMPA

A Câmara Municipal da capital prestou, no Plenário Otávio Rocha do Palácio Aloísio Filho, na tarde desta quinta-feira (15/02), em sessão presidida pela vereadora e vice-presidente Mônica Leal (PP), homenagem aos 160 anos da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). Proposta pelo vereador Adeli Sell (PT), a solenidade teve como objetivo dar reconhecimento e valorização aos trabalhos prestados à cidade por esta entidade ao longo de sua história. Estiveram presentes como convidados o presidente da ACPA, Paulo Afonso Pereira; o vice-presidente e o presidente do Conselho Superior, respectivamente Zélio Hocsman e Humberto Ruga; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro de Lemos.

“Para entender o presente, e para construir um futuro, é preciso estudar o passado como ele foi. Faz-se imperioso estudar como foi a formação do nosso comércio, indústria e serviços”, disse Adeli ao lembrar e contextualizar a história e a importância da Associação Comercial de Porto Alegre. O vereador recordou a relação existente entre esta associação e o Teatro São Pedro, que muito contribuíram para o desenvolvimento da cidade: “Devemos nosso respeito à trajetória de Eva Sopher. Assim como o teatro, a associação merece e será devidamente honrada.”

Outro aspecto abordado por Adeli foi o engajamento da Associação para a renovação e para o desenvolvimento da cidade, destacando-se casos como o de enchentes, incêndios, sinalização do Guaíba, incentivo às ferrovias, combate ao contrabando e à leniência de governos. “Não é uma mera entidade associativa”, destacou o vereador. “Lembrar da Associação Comercial era uma obrigação primordial para mim, pois foi essencial para o progresso municipal. Sempre foi uma instituição atuante”, afirmou. Adeli ainda sugeriu ações a serem empreendidas pela entidade : “Precisamos do nosso Centro Histórico revitalizado. O centro pede domingos com vida e lojas abertas, com ações em espaços públicos. Precisamos continuar com novos marcos de ousadia, com avanços e com modernidade para que daqui a 160 anos a Associação seja lembrada como neste momento. A cidade precisa da Associação Comercial para ser moderna e inclusiva às pessoas”, concluiu o parlamentar.

Agradecimentos

Adeli destacou na tribuna o histórico da entidade. Foto: Luiza Dorneles/CMPA

O presidente da Associação Comercial de Porto Alegre, Paulo Afonso Pereira, agradeceu aos vereadores pela homenagem recebida na Câmara. Destacou que, após muitos anos, a associação está retomando seu protagonismo. Lembrou que a ACPA foi a quinta associação criada no país, quando surgiu como praça do comércio para regular os valores dos metais comercializados (ouro e prata), além de combater o comércio ilegal. Disse que é o primeiro presidente exclusivamente eleito para a presidência da entidade desde Alberto Bins.”E isso coloca sobre meus ombros uma imensa responsabilidade.”

Pereira ressaltou que os princípios hoje defendidos pela associação são exatamente os mesmos de quando ela foi fundada: defesa da livre iniciativa, do empreendedorismo, da iniciativa privada e do desenvolvimento equânime da sociedade. “Não queremos fazer críticas mas mostrar caminhos para solução dos problemas. Queremos construir pontes para resolver os problemas.”

 

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311