O comércio de Cuiabá deve ter um aumento nas vendas de, aproximadamente, 5% para o Dia dos Pais, segundo estimativa da Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC). A data não chega a ser tão expressiva para vendas como Natal e Dia das Mães, mas mesmo assim movimenta bastante o comércio. O apelo emocional estimula principalmente os segmentos de vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, artigos esportivos, livros, entre outros. Descontos e promoções são alguns dos atrativos utilizados pelos comerciantes cuiabanos para potencializar o dia 13 de agosto.
“A expectativa de aumento nas vendas é porque percebemos que já há um processo de regeneração das condições de consumo”, afirmou o presidente da ACC e da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Mato Grosso (Facmat), Jonas Alves (foto). Ele alertou, contudo, que isso não significa que as vendas vão crescer no ritmo de anos anteriores, por exemplo, mas os indicadores recentes são positivos.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho revelam que, pelo quarto mês seguido, foram geradas mais vagas de trabalho do que demissões em Mato Grosso. Em julho, foram criados 8.085 postos com carteira assinada, sendo o segundo estado do Brasil que mais contratou, perdendo somente para São Paulo. “Isso é fundamental para o comércio se recuperar”, comemora Jonas Alves.
Do mesmo modo, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), acumulado em 12 meses, de 2,7%, é a inflação mais baixa desde 1999. “Com uma inflação baixa, abre-se espaço para que a taxa de juros continue caindo”, comentou o presidente da ACC. Pelo oitavo mês seguido, as taxas de juros reduziram. “Os dados contribuem de forma favorável nas intenções de compra para o Dia dos Pais”, finaliza.
Fonte: Associação Comercial de Cuiabá