CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / COMÉRCIO E SERVIÇOS

Alfredo Cotait é apresentado à Diretoria da Unecs

Cotait assume a Presidência da CACB a partir de 2022, no lugar de George Pinheiro, que será presidente do Conselho Deliberativo da Confederação e continuará representando a entidade na Unecs

30 de novembro de 2021 - 11:39

Foto: Paulo Negreiros

Em Assembleia Geral Ordinária da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unecs), realizada nesta segunda-feira (29), o presidente da CACB, George Pinheiro, falou sobre a sucessão na liderança que acontece na Confederação a partir de 1º de janeiro: sai ele e assume o engenheiro civil Alfredo Cotait Neto, que hoje preside a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp) e a Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

A eleição para o triênio 2022-2024 – de chapa única – acontece nesta terça-feira (30), na sede da CACB, em Brasília. “É muito importante que nosso novo presidente conheça a Unecs e saiba como ela funciona. Para mim, é uma alegria compartilhar deste momento com vocês”, disse Pinheiro.

George Pinheiro. Foto: Paulo Negreiros

Cotait agradeceu a oportunidade de participar da reunião não para falar, mas para ouvir e aprender e anunciou que Pinheiro, que na próxima gestão será presidente do Conselho Deliberativo da CACB, continuará representando a entidade nas reuniões da Unecs. “Vamos fazer uma dobradinha e dar continuidade ao trabalho que o George vinha fazendo, somando esforços”, disse.

Alfredo Cotait. Foto: Paulo Negreiros

O deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), também vice-presidente da Facesp e da Frente Parlamentar de Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), acompanhou a reunião, destacando a função que exerce há anos no sistema associativista das associações comerciais e a carreira que tem trilhado em consonância a isto. “A Unecs hoje tem uma capilaridade muito grande. Por isso, quem precisa ser forte são as entidades que a compõem. A força da força da Unecs está na base, e muitas vezes, não a utilizamos”, observou.

O presidente da CNDL e da Unecs, José César da Costa, também falou da relevância e do tamanho que a entidade tem, levantando sua bandeira de norte a sul do país, estando presente em todos os estados. “É hora dessa nação se levantar e mostrar porque está aqui, o que deseja e o que podemos fazer”, disse.

Assembleia

Foto: Paulo Negreiros

A equipe da Unecs apresentou ao grupo um relatório financeiro e outro das atividades realizadas ao longo do ano, para que os presidentes tivessem conhecimento da rotina de trabalhos, com destaque para a atuação política realizada dentro do Congresso Nacional e nas redes sociais, na defesa de projetos que são de interesse do setor de comércio e serviços.

Em 2021, por exemplo, a União atuou fortemente na aprovação de projetos como a ampliação da desoneração da folha de pagamentos; o Projeto de Lei Complementar 05/2021, que concede ao setor de comércio a prorrogação dos incentivos fiscais de ICMS; e a MP 1040, do Ambiente de Negócios, que facilita o processo de abertura de empresas, as atividades do Comércio Exterior e o Sistema Integrado de Recuperação de Ativos, entre outras vantagens.

Foi apresentada, ainda, uma proposta de reestruturação da entidade, que tem como objetivo ampliar a representatividade, a força e atuação da Unecs a partir do ano que vem.

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311