Durante a tarde de quarta-feira (15), a consultora do AL-Invest, Vitória Arruda, realizou uma palestra, de forma online, para sensibilizar os presidentes das associações comerciais do Maranhão (MA) sobre as pautas do AL-Invest Verde. Todos os 10 representantes das associações do estado acompanharam a importância da atuação do setor privado no mercado em relação às oportunidades em prol do meio ambiente.
A proposta do projeto enfoca o desenvolvimento de práticas sustentáveis, oferecendo capacitação e suporte para que essas empresas possam prosperar no cenário econômico atual, mantendo um compromisso com a sustentabilidade. No Brasil, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) é a sócia do consórcio.
Os impactos ambientais e as mudanças climáticas, como o recente desastre que aconteceu em Porto Alegre (RS), foram os principais assuntos comentados durante a transmissão de sensibilização, mostrando o desempenho crucial que os empresários e o setor privados podem ter nesses eventos. Algumas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance) também foram apresentadas durante a palestra.
Na quarta-feira (16), pela manhã, ocorreu a capacitação para os executivos das associações do estado do Maranhão. As pautas verdes voltaram a ser o foco do evento. Vitória deixou em evidência os benefícios de adotar um viés ambiental tanto para o meio ambiente quanto para conseguir aproximar as novas gerações das associações. Além disso, foi falado sobre a capacitação em relação a Economia Verde e Acesso a Captação Verde.
Esse foi o terceiro programa de capacitação em conjunto com o projeto Empreender. Os primeiros eventos foram realizados no mês de abril na sede da Federaminas, em Belo Horizonte (MG).
Ainda estão previstos para acontecer 11 novas sensibilizações e capacitações até julho deste ano. Pernambuco (PE), Paraíba (PB), Rio Grande do Norte (RN) e Ceará (CE) serão os próximos estados a participarem do projeto.