1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / 11WCC / CONGRESSO MUNDIAL

AL-Invest exibe stand de produtos e promove networking no #11WCC

Segundo o presidente da Cainco, o #11WCC representou a oportunidade de mostrar um programa de sucesso, financiado pela União Europeia, onde as câmaras latinoamericanas são facilitadoras e parceiras no processo de crescimento das empresas

24 de junho de 2019 - 09:55

Participantes do programa AL-Invest 5.0 estiveram presentes no 11th World Chambers Congress com um stand na área de exposições, no qual empresários nucleados exibiram produtos, fizeram networking e fecharam negócios com representantes do mundo todo. O #11WCC reuniu, de 12 a 14 de junho, mais de 1100 participantes de 100 países, no Windsor Convention & Expor Center, no Rio de Janeiro.

Segundo o presidente da líder do consórcio do AL-Invest na América Latina, a Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), da Bolívia, Fernando Hurtado, o #11WCC representou a oportunidade de mostrar um programa de sucesso, financiado pela União Europeia, onde as câmaras latinoamericanas são facilitadoras e parceiras no processo de crescimento das empresas: “O AL Invest 5.0 é um projeto liderado pelo setor privado para o setor privado, isto é, de organizações empresariais na América Latina para as MPEs que são protagonistas da dinâmica de negócios da região”.

Concurso “Transformando vidas”

Em março deste ano, o AL-Invest 5.0 promoveu o concurso Transformando vidas, que visou a reconhecer as melhores histórias e o impacto que o programa teve no setor de MPEs da América Latina. Os vencedores da categoria: internacionalização, melhoria da produtividade e inovação nas MPEs, divulgados em abril, ganharam a oportunidade de participar do 11th World Chambers Congress.

Segundo Hurtado, o objetivo de levar os empresários ao evento foi colocá-los em contato com outras organizações empresariais para ouvir e compartilhar casos de sucesso: “Essas experiências transformam os dados estatísticos em casos de êxito empresarial. Isso proporciona a oportunidade de melhorar as condições de vida em nossa região, combatendo efetivamente a pobreza”.

World Chambers Competition

Em 2019, dois projetos brasileiros contemplados no AL-Invest 5.0 foram finalistas na World Chambers Competition.

Na categoria de ‘Melhor Projeto Não-Convencional’, o Sebrae do estado do Pará concorreu com o projeto Feira do Empreendedor 2018, realizada na cidade de Belém (PA). O evento teve mais de 45 mil inscritos e gerou R$34 milhões em negócios. Foram realizados ainda mais de 300 eventos de capacitação, tanto para quem já tem o seu negócio como para futuros empreendedores, como palestras, oficinas, workshops e seminários com personalidades nacionais da área de negócios. A Feira se consolidou como o maior evento de empreendedorismo da região norte.

Na categoria de ‘Melhor Projeto de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas e Empreendedorismo’, a CNI concorreu com o projeto Rota Global, que é um novo serviço de apoio à internacionalização de micro e pequenas empresas. O objetivo é que, através da análise de perfil empresarial e da construção de planos de negócios e de exportação, as empresas conheçam quais são os serviços necessários para alcançar o êxito no mercado internacional. Contemplado com R$ 1,2 milhão de recursos da União Europeia, o projeto foi dividido em duas fases: a primeira consistiu em traçar o perfil empresarial de 592 negócios e na segunda etapa, foram elaborados planos de ação customizados para 474 empresas.

Segundo o presidente da Cainco, a importância de uma competição que reconhece e premia projetos desenvolvidos por câmaras de comércio é que “isso nos permite pensar grande e pensar globalmente. Pensar grande, porque nos permite enfrentar projetos ambiciosos para fazer mudanças estruturais reais, tornando a área de negócios mais produtiva e competitiva. Pensar globalmente, porque nos permite comparar outras câmaras em todo o mundo, para que, dessa forma, possamos desenvolver serviços e produtos para a nossa comunidade de negócios de classe mundial”.

Fonte: Empreender

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311