CACB

  1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Internacional /

AL-Invest 5.0: Lançado Edital de 2017 e o primeiro pacote das ações que serão apoiadas pela CACB

06 de março de 2017 - 15:32

O Edital, o Pacote 1 de atividades e o arquivo com o modelo de proposta já estão disponíveis no portal do Empreender

al-invest-logos

 

Lançado no mês de março o primeiro Edital de 2017 do AL-Invest 5.0 e o Pacote 1 de atividades que serão apoiadas pela CACB.

O Edital de Processo Simplificado de Apoio a Ações Empresariais, lançado hoje (6/03), tem como objetivo promover o desenvolvimento, a competitividade e a produtividade das empresas nucleadas e vinculadas à CACB, assim como o edital de 2016. O edital prevê também a formação de novos núcleos setoriais por parte das entidades empresariais participantes do Empreender.

A iniciativa faz parte do AL-Invest 5.0, maior programa de cooperação internacional da União Europeia para o setor produtivo da América Latina, executado por um consórcio formado pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e outras seis entidades.

O Edital está dividido em 31 partes (pacotes), que serão lançadas no decorrer do primeiro semestre de 2017. O primeiro pacote já está disponível no portal do Empreender e prevê o investimento de R$ 480.000,00 em eventos de sensibilização, apoio a núcleos e consultorias de planejamento para as empresas nucleadas.

Podem participar dos pacotes todas as entidades empresariais ligadas ao Empreender, sejam Associações Comerciais ou Federações. É necessário ter cadastro atualizado no portal do Empreender www.empreender.org.br. Os empresários ou núcleos só podem participar via ACE.

Como participar dos pacotes

Para participar do pacote, a entidade interessada deve enviar uma proposta digitalizada para o endereço editalalinvest01@cacb.org.br. O modelo a ser seguido está no portal. Acesse e siga as instruções.

Atividades

O Pacote 1 é dividido em duas atividades e ambas devem ser desenvolvidas pelas entidades e empresas participantes. A primeira é a sensibilização e a motivação de empresários para participar de núcleos setoriais, por meio de eventos. Além disso, está prevista a criação, o desenvolvimento e a manutenção de núcleos setoriais (pelo menos dois por entidade), e também a criação de planos de ação coletivos.

Quando os núcleos estiverem formados, inicia-se a segunda atividade do Pacote 1: a criação e a aplicação de diagnóstico das empresas, que deve seguir o modelo Linha de Base, do projeto do AL-Invest 5.0. As instruções sobre o modelo serão enviadas aos participantes.

Ainda dentro da segunda atividade do Pacote 1, as entidades terão de criar planos de intervenção individual nas empresas através de consultorias. Ao final, a meta é que pelo menos 20% das empresas participantes em cada núcleo tenha um plano de ação individual.

É importante se atentar aos prazos: as duas atividades do Pacote 1 devem ser completadas até 30/10/2017.

Pacotes futuros

Os outros 30 pacotes de atividades do Edital serão lançados, periodicamente, até o final deste semestre. Cada pacote conterá uma ação, com a descrição geral da atividade, o público alvo a ser atendido por ela, seu objetivo e sua meta, além das informações sobre exigências de comprovação de execução da atividade, prazos, orçamentos e despesas elegíveis.

Um núcleo setorial pode concorrer, por meio de uma entidade empresarial, a quantos pacotes de atividades desejar.

Para localizar o edital, o modelo de projeto e os dados do pacote, acesse o portal com seu login e senha e procure pela aba “Arquivos” do portal do Empreender.

Fique de olho no site e nas redes sociais do Empreender para os próximos lançamentos!

*Caso não tenha acesso ao portal, solicite os pacotes por e-mail: alinvest5@cacb.org.br

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311