Na próxima segunda-feira (28), o Rio de Janeiro vai conhecer melhor as possibilidades que o programa AL-Invest 5.0 oferece. Um encontro que será realizado na sede do Governo do Estado (Palácio Guanabara) visa a mostrar aos empresários e gestores locais a importância e os benefícios do investimento para o desenvolvimento local.
A ideia da iniciativa é divulgar que a União Europeia pode pagar metade de serviços contratados pelas micro e pequenas empresas. “O objetivo é divulgar o programa AL-Invest 5.0 e mostrar como as entidades podem participar do programa, que beneficia empresários associados e, também, quem presta serviços e suportes”, explica a assistente de projetos internacionais da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Marylis Fantoni.
O encontro contará com a participação do presidente da CACB, George Pinheiro, do presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro (FACERJ) e 1º vice-presidente da CACB, Jésus Costa, e do coordenador executivo da entidade e coordenador do programa Empreender, Carlos Rezende. Estima-se que cerca de 50 gestores de entidades empresariais participem do evento. Entre as presenças confirmadas estão representantes do Sebrae, das diretorias de Associações Comerciais do estado e de diretores de Câmaras Bilaterais de comércio.
AL-Invest 5.0
O investimento da União Europeia, por meio do programa Al-Invest 5.0, conta com a execução de um consórcio formado pelo Brasil, Peru, Uruguai, Guatemala, Costa Rica, e El Salvador, com a coordenação da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), da Bolívia. A CACB é a representante do programa no país e, financiada pela instituição europeia, paga metade dos custos de serviços contratados pelas empresas – desde que sejam relacionados a atividades previstas em edital e que os empresários apresentem projetos por meio de federações ou associações comerciais. Dessa forma, o projeto garante a realização de ações para promover o crescimento e a produtividade das empresas que fazem parte dos núcleos setoriais do Empreender, o maior programa de associativismo da CACB.
“Trata-se de uma excelente oportunidade para as entidades participarem de uma iniciativa de cooperação internacional e, até mesmo, fecharem parcerias com empresas de outros países. No total, a União Europeia disponibilizou cerca de 28 milhões de euros para serem aplicados na América Latina através do AL-Invest 5.0. Podem participar empresários e entidades empresariais. Basta analisar as exigências de cada pacote”, explica Rezende.
Os recursos podem ser usados para participação de feiras e exposições nacionais e internacionais, organização de eventos, formação de novos núcleos de empresários, apoio para consultorias, capacitações e oficinas em diversas áreas, como inovação, responsabilidade social empresarial, gestão ambiental, entre outras.
Confira aqui os pacotes do programa.
SERVIÇO
Evento
Dia: 28 de agosto de 2017
Horário: 14h30
Local: Sede do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Palácio Guanabara)
Fonte: Empreender