1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

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Cases de Sucesso

Fortalecimento setorial: Microempa (RS) promove feira para o setor mobiliário de Caxias do Sul

O Núcleo Mobiliário de Caxias do Sul (EMOB), da Associação das Empresas de Pequeno Porte do Rio Grande do Sul (Microempa), realizou a 5ª Mostra do Mobiliário, com móveis produzidos pelas MPEs locais. No evento, os clientes tinham a vantagem de negociar diretamente com os fabricantes.

O coordenador do núcleo, Nerio Marsilio, afirmou que o grupo buscou trazer o que há de mais inovador no desenvolvimento de ambientes e que o impacto local é visível: "Hoje, as 18 empresas integrantes geraram emprego e renda para 225 pessoas, beneficiando indiretamente mais de 1.550 famílias na região. O empreendedorismo é a marca do nosso grupo".

2018

Gestão ambiental: Associação de Uberlândia (MG) implanta práticas sustentáveis aprendidas na Alemanha

A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (MG) implementou boas práticas para o meio ambiente, como a implantação de painéis de energia solar e a gestão de resíduos por meio da reciclagem e da diminuição do uso de recipientes plásticos. Além disso, a entidade intensificou, por meio de palestras, e-letters e capacitações - a divulgação de informações sobre os temas aos seus associados.

Tais iniciativas surgiram a partir de uma missão empresarial ao estado da Baviera, na Alemanha, onde o superintendente da Aciub teve a oportunidade de conhecer as tecnologias para a geração de energia a partir de fontes renováveis.

2018

Internacionalização de empresas: Associação de Campo Grande (MS) fecha acordo com o Porto de Barranqueras- Argentina

O 1º Encontro Empresarial de Integração Sul-americana foi promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (MS) com o objetivo de reunir empresários brasileiros, argentinos e paraguaios para debater possibilidades de negócios e por em pauta perspectivas, problemas e soluções para o comércio internacional.

Na ocasião, foi firmado um termo de cooperação entre a associação, que representa mais de 7 mil empresas, com o Porto de Barranqueras, na Argentina, para favorecer iniciativas que intensifiquem as relações comerciais e estimulem estratégias para inovação e internacionalização para as MPEs de ambas as regiões.

2018

Dinamização de mercado: Associação de Osório (RS) reúne 311 empresas no evento Marcas de Valor

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Osório (RS) promoveu o evento Marcas de Valor, que visava ao reconhecimento das empresas da região mais bem avaliadas pelos clientes nos critérios: qualidade de atendimento, qualidade de produtos, preço, relação com os clientes e grau de investimento em publicidade.

Além da valorização das marcas que mais agradaram ao público, a cerimônia teve como propósito incentivar a conscientização e a cultura dos empresários no que se refere à importância de investir em processos de melhoria e aprendizagem constante, na construção de uma marca e na identificação da mesma por parte do consumidor.

2017

Melhoria de serviços das entidades: Associação de Muzambinho (MG) forma gestores de organização financeira

Para resolver a falta de informação financeira observada nas empresas nucleadas, a Associação Comercial e Industrial de Muzambinho (MG) promoveu a participação de dois de seus gestores em uma capacitação de 4 dias em São Paulo sobre neurociência aplicada na educação financeira.

Com a adoção do método e o acompanhamento das atividades realizadas pelas empresas, a entidade proporcionou o aumento da competitividade dos pequenos negócios e o apoio ao desenvolvimento local, gerando emprego e renda.

2017

Participação em eventos: Associação de Arcoverde (PE) promove capacitação para profissionais de beleza

A Associação Comercial e Empresarial de Arcoverde (PE) reuniu 6 empresários do setor de cabeleireiros para uma oficina de capacitação sobre a introdução à gestão de negócios e processos aplicada em salões de beleza.

Como resultado, por exemplo, o empresário Jose Celestino Alves da Silva, proprietário do salão Shalon, conta que após a experiência, a dinâmica de seu trabalho mudou: “Eu levava de 30 a 35 minutos para realizar um corte de cabelo. Agora levo de 20 a 25 minutos. Além disso, aprendi dois métodos de tingimento de cabelo, que são Mechas Slace e Mechas Contour”.

2017

Vinculação empresarial: Associação de São Sebastião do Paraíso (MG) promove a criação de 9 núcleos setoriais

A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Empresarial de São Sebastião do Paraíso (MG) promoveu a criação de 9 novos núcleos setoriais. Os segmentos contemplados foram: salões de beleza, alimentos, artesanato, horticultura, marcenaria, manicure, gastronomia, mulheres empreendedoras e vestuário.

O Núcleo de Alimentos, por exemplo, surgiu da constatação de que o segmento alimentício era responsável por uma importante porcentagem do desenvolvimento da região, uma vez que muitas famílias dependem dessas atividades para se sustentarem. O grupo, formado por 10 empresas, identificou suas dificuldades e elaborou critérios para definir preços a seus produtos, além de comprar insumos de melhor qualidade com preços mais baixos para sua produção, adequação de embalagens e etiquetas.

2017

Fortalecimento institucional: Associação de São Miguel dos Campos (AL) dobra número de empresas associadas

Na Associação Comercial e Empresarial de São Miguel dos Campos (AL), o AL-Invest 5.0 surgiu como um atrativo para que os empresários se associassem à entidade. Graças à visibilidade do programa, a ACEM obteve um aumento expressivo no número de associados, de 30 para 65 empresas.

Como resultado do crescimento institucional, houve a criação de 4 núcleos setoriais e a execução de 10 atividades com recursos da União Europeia. Entre elas, uma capacitação com novas técnicas de irrigação para agricultores - que reuniu 12 produtores rurais miguelenses e agregou um aumento de 30% no valor de sua produção - e a instalação de um software operacional na rede de farmácias Amarelinha - onde houve o aumento de 18% nas vendas em apenas 6 meses de uso.

2017

Aumento de produtividade: Núcleo de Transformadores de Plástico da Associação de Maringá (PR) reduz desperdício e retrabalho

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (PR) promoveu capacitações para a melhoria de processos e implementação de novas técnicas para o Núcleo de Transformadores de Plástico.

A atividade incluiu análise do processo produtivo, diagnóstico de perda de peças ao longo da produção e, por fim, implementação de indicadores de tempo, produção e qualidade dos objetos.

Um dos empresários capacitados foi Robson Bueno, proprietário da Beer Acrílicos. Ele conta que sua empresa reduziu em 90% o retrabalho na confecção de objetos plásticos e que, com isso, foi possível diminuir o valor de venda dos produtos. Com a queda do preço, a Beer Acrílicos conquistou clientes em todo o Brasil.

2017

Participação em eventos: Associação de Rondonópolis (MT) leva 39 empresas a feira do setor de Beleza e Estética

A Associação Comercial e Empresarial de Rondonópolis (MT) promoveu a participação das empresas do Núcleo de Beleza e Estética no principal evento do segmento no Mato Grosso e um dos cinco maiores do Brasil, o ProBeleza.

Os empresários puderam conhecer as tendências do setor e ter contato com novos fornecedores, aproveitando para fazer compras de produtos e equipamentos com menores preços. No total, as empresas nucleadas realizaram 85 reuniões com potenciais parceiros e geraram intenções de negócios de cerca de 10.400,00 euros.

2017

Vinculação empresarial: Associação de Uberlândia (MG) cria 16 núcleos setoriais

A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (MG) criou 16 novos núcleos setoriais com o apoio do AL-Invest 5.0 em setores como artesanato, óticas, supermercados, papelarias e salões de beleza, envolvendo mais de 280 empresários.

Antes do AL-Invest, a associação não contava com recursos direcionados para ações pontuais dos núcleos. Com o financiamento da União Europeia, a entidade pôde organizar eventos de sensibilização.

2017
O Empreender é um programa da CACB, em parceria com o SEBRAE, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.