1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / IBEROAMERICA

Aico divulga declaração sobre a Covid-19

A medida beneficia principalmente as micro e pequenas empresas com o fim da obrigatoriedade de alvarás para atividades de baixo risco, entre outras mudanças

11 de maio de 2020 - 13:55

Videoconferência da Aico em 29 de abril de 2020

A Associação Iberoamericana de Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços (Aico) se reuniu em 29 de abril com líderes empresariais dos países representados pela entidade para discutir os desdobramentos da crise causada pela Covid-19 e as medidas que cada um dos países tem adotado para amenizar os impactos.

Nesta segunda-feira (11), a entidade divulgou uma declaração com os resultados da reunião. Leia abaixo:

 

DECLARAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO IBEROAMERICANA DE CÂMARAS DE COMÉRCIO, INDÚSTRIA E SERVIÇOS – AICO

A Associação Iberoamericana de Câmaras de Comércio, Indústria e Serviços – Aico reuniu-se virtualmente em 29 de abril de 2020, com o objetivo de analisar a situação atual e as medidas que devem ser tomadas para apoiar o setor comercial e produtivo em meio à pandemia da Covid-19 declara o seguinte:

  • Proteger a saúde das pessoas na comunidade iberoamericana, bem como o tecido empresarial, é uma prioridade. A Aico pede aos governos dos países iberoamericanos que promovam a recuperação econômica sob a premissa de proteger o emprego e garantir a estabilidade de milhões de pessoas em todo o mundo.

 

  • O acesso ao crédito, bem como a isenção de impostos e subsídios ao emprego, são medidas cruciais para atender aos empresários da região. O acesso a créditos com taxas de juros favoráveis e garantias ​​acima de 80%, a extensão dos prazos tributários e o apoio temporário ao pagamento de folhas de pagamento são prioridades para garantir a sobrevivência dos negócios, especialmente para as PMEs. No entanto, as grandes empresas não devem ser negligenciadas, pois geram um grande número de empregos e estimulam a economia.

 

  • O acesso a recursos oficiais e de organizações internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, é essencial para evitar a insolvência de empresas em nossos países. A criação de fundos de ajuda, o alívio da dívida para os países mais pobres, bem como a flexibilização das políticas monetárias que se reajustam à situação, são essenciais para conter os efeitos da Covid-19.

 

  • A pandemia de coronavírus causará um crescimento negativo na maioria dos países da região até 2020 (entre -2% e 8%, de acordo com as projeções do FMI). Portanto, é prioritário aumentar o percentual de recursos alocados para conservar as micro, pequenas e médias empresas, pois elas são a espinha dorsal da economia e geram mais de 20% do PIB na América Latina.

 

  • O uso da tecnologia e imersão no mundo digital são fatores transcendentais para a recuperação do aparato produtivo local. A Câmara de Santiago do Chile e a Câmara de Comércio e Serviços da Argentina são líderes na implementação de plataformas que permitem aos empreendedores abordar seus consumidores através do comércio digital, aumentando suas vendas entre 20% e 40%.

 

  • A combinação de oferta e procura é crucial para orientar as cadeias produtivas em direção à demanda emergencial. A Câmara Espanhola e suas Câmaras afiliadas, em colaboração com o Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, desenvolveram uma plataforma on-line intitulada Todos Protegidos, através da qual é promovido o fornecimento de elementos de proteção individual (luvas, máscaras, entre outros), dinamizando o aparato produtivo do país.

 

  • Continuar promovendo a formalização dos negócios é uma prioridade para a Red Cameral. Somente através da formalização, as empresas poderão se beneficiar das medidas tomadas pelos governos (acesso a créditos e subsídios ao emprego), o que reduz o risco de uma crise social nos países da região.

 

  • A Aico expressa seu compromisso com a defesa dos negócios, bem como com o fortalecimento dos laços de cooperação entre as Câmaras de Comércio e a articulação com os governos, a fim de promover acordos e construir novas pontes para o intercâmbio de boas práticas e serviços, para despertar inteligente em um ambiente seguro.

A reunião da Aico teve a participação de:

 

Julián Domínguez Rivera
Presidente da Aico e da Confederação Colombiana das Câmaras de Comércio da Colômbia – Confecámaras

José Luis Bonet
Presidente da Câmara de Comércio da Espanha

Angel Asensio Laguna
Presidente da Câmara Oficial de Comércio, Indústria e Serviços de Madri (Espanha)

Francisco Herrero
Presidente da Câmara de Sevilha (Espanha)

Jorge País
Vice-presidente da Associação da Indústria  Portuguesa (AIP)

George Teixeira
Presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB)

Adolfo Díaz-Ambrona
Secretário-geral da Câmara de Comércio da Espanha

Miquel Armengol
Presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Andorra

Yolanda Torriani
Presidente da Câmara de Comércio de Lima (Peru)

Ambrosio Bertolotti
Diretor da Câmara de Comércio do Uruguai

Victor Dosoretz
Tesoureiro da Câmara de Comércio e Serviços da Argentina (CAC)

Rafael Zúñiga
Diretor Executivo da Câmara de Comércio, Indústrias e Agricultura do Panamá

Rosendo Mayorga
Ex-presidente da Câmara de Comércio e Serviços da Nicarágua e CEO da Mayorga & Asociados

Claudio Fernández
Presidente da Câmara de Comércio e Produção da Vega Real e da Federação Dominicana de Câmaras de Comércio (FEDOCÁMARAS)

José Luis Rivera
Presidente da Câmara de Comércio Tegucigalpa (Honduras)

Rolando Kempff
Presidente da Câmara Nacional de Comércio da Bolívia

Rodrigo Zuluaga
Presidente da Câmara de Comércio do Oriente Antioqueño (Colômbia)

Enrique Octavio García
Secretário-geral da Concanaco Servytur (México)

Antonio Arias
Vice-presidente da Câmara Oficial de Comércio, Indústria, Serviços e Navegação de Alicante (Espanha)

Raúl Muñoz
Gerente de Serviços Comerciais e Relações Internacionais da Câmara de Comércio de Santiago do Chile

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311