1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / BAHIA

Afif defende políticas públicas para desenvolver ambiente mais favorável às MPE

George Pinheiro, presidente da CACB, participou do evento, após importante agenda na Associação Comercial da Bahia

01 de novembro de 2017 - 11:06

No casarão secular da Associação Comercial da Bahia (ACB), testemunha de muitas revoluções ao longo da história, como lembrou o presidente da entidade, Adary Oliveira, a noite desta terça-feira, 31, foi dedicada a uma homenagem aos 45 anos do Sebrae. No evento estava o presidente da instituição, Guilherme Afif Domingos, reconhecido defensor da causa pela Micro e Pequena Empresa (MPE), cujo trajeto no Brasil passou também por diversos momentos revolucionários.

Foto: João Alvarez/ASN Bahia

Afif falou para uma plateia formada, em sua maioria, por empresários e empresárias, e defendeu um ambiente mais favorável para o desenvolvimento dos pequenos negócios. O presidente do Sebrae Nacional disse que, apesar dos avanços constatados nos últimos anos, a burocracia estatal ainda dificulta muito a rotina dos empreendedores brasileiros. O dirigente abordou a necessidade de mudar essa realidade por meio da representação política, um dos fatores que ele considera fundamental nesse processo.

Entre os avanços destacados por Afif está a criação do Super Simples (Simples Nacional) e, posteriormente, a inclusão da figura do Microempreendedor Individual. “Esse é o maior programa de inclusão social do mundo. O Brasil possui hoje cerca de 7,4 milhões de MEIs, que saíram da marginalidade da economia para adquirir uma cidadania empresarial”, afirmou.

George Pinheiro ao lado de Guilherme Afif Domingos e demais convidados do evento

Para esclarecer ainda mais suas ideias, o presidente apresentou um vídeo no qual mostra que os conceitos defendidos por ele em 1988, sobre distorções na economia brasileira, continuam os mesmos, quase 30 anos depois. Com a ilustração de uma pirâmide, onde a base e o meio representariam 85% da força de trabalho no Brasil – entre profissionais liberais, trabalhadores informais e MPE – Afif pontuou que a crise estaria no topo dessa figura, com o excesso de poder de caixa do governo, centralizando todos os recursos e mantendo a hegemonia sobre a sociedade. “O Brasil de cima para baixo não deu certo. Então, temos que fazer dar certo de baixo para cima”, concluiu.

Wilson Andrade, diretor do Conselho Superior da ACB, George Pinheiro e Adary Oliveira

Trabalho contínuo

Presente ao evento, o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, destacou o momento de celebração, chamando a atenção também para as conquistas alcançadas ao longo dos anos, principalmente no que diz respeito à legislação para as Micro e Pequenas Empresas. “Vamos continuar trabalhando para fazer muito mais por este importante segmento da economia em nosso país”, disse o superintendente.

A homenagem ao Sebrae foi organizada pela Associação Comercial da Bahia e pelo Fórum Empresarial da Bahia, este último representado pelo seu presidente, Antoine Tawil. Estiveram presentes ao evento também o vereador Paulo Câmara, o secretário de Desenvolvimento Econômico em exercício, Luiz Gonzaga, além do diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, e do diretor administrativo financeiro da instituição, José Cabral.

CACB em Salvador

O presidente da CACB, George Pinheiro, também esteve na cerimônia em comemoração aos 45 anos do Sebrae, na ACB. “É uma honra para a nossa entidade estar onde tudo começou, há 206 anos para falarmos de assuntos tão importantes para os empresários e a economia brasileira”, disse.

Reunião do Conselho Deliberativo da ACB

Ao longo de todo o dia de ontem, terça-feira (31), Pinheiro esteve em Salvador, onde participou da reunião do Conselho Deliberativo da ACB, quando foi homologada a eleição do novo presidente da entidade, Adary Oliveira, que ficará à frente da associação até 2019. Ele substitui Luiz Fernando Studart Ramos de Queiroz, que, segundo Pinheiro, “fez um belíssimo trabalho, com efetiva participação nos pleitos da CACB”.

*com informações da Agência Sebrae de Notícias

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311