Imprensa
RIO DE JANEIRO

ACRJ elege novo presidente, Mesa Diretora do Conselho Superior e Conselhos Diretor, Fiscal e Suplentes para o biênio 2021/2023

O empresário Benjamim Nasário Fernandes Filho foi eleito para a Presidência da entidade

9 de junho de 2021 às 10:58

O empresário Benjamim Nasário Fernandes Filho foi eleito para a presidência da Associação Comercial do Rio de Janeiro, para o biênio 2021/2023. A eleição aconteceu dia 27 de maio durante reunião ordinária do Conselho Superior, que elegeu, em primeira votação, a Mesa Diretora: presidente do Conselho Superior da ACRJ, vice-presidente e o diretor-secretário.

Integraram a mesa principal, Humberto Eustáquio Cesar Mota, presidente do Conselho Superior; Angela Costa, presidente da ACRJ; Juarez Machado Garcia, diretor-secretário; Benjamim Nasário Fernandes Filho, candidato a presidência da ACRJ; e os candidatos Marco Polo Sampaio Moreira Leite, Aureo Salles de Barros e Ruy Barreto Filho.

No dia 28, em Assembleia Geral ordinária, foram escolhidos os membros do Conselho Diretor, Conselho Fiscal e Suplentes. Para a realização desta eleição, todas as medidas sanitárias foram aplicadas, seguindo a determinação das autoridades públicas.

Lista dos novos membros eleitos – Biênio 2021/2023:

Presidente da ACRJ: Benjamim Nasário Fernandes Filho
Presidente do Conselho Superior: Marco Polo Sampaio Moreira Leite
Vice-Presidente do Conselho Superior: Ruy Barreto Filho
Diretor Secretário do Conselho Superior: Aureo Salles de Barros

Benjamim Nasário Fernandes Filho, empresário, diretor-superintendente da empresa Benafer S/A – Comércio e indústria, fundada em 1961, na cidade do Rio de Janeiro. Foi presidente do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Produtos Siderúrgicos – Sindisider e Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço – INDA, no período de 1989/1991. Na Associação Comercial do Rio de Janeiro tomou posse, em 1981, como diretor Convocado; foi eleito diretor para o Biênio 1983/1985, sendo reeleito consecutivamente até o Biênio 2001/2003. Em 2002 foi eleito Benemérito. No biênio 2003/2005 foi indicado 2º vice-presidente, sendo reconduzido ao cargo no biênio 2005/2007; no biênio 2007/2009 foi indicado a vice-presidente, sendo reconduzido ao cargo até o biênio 2015/2017. No Biênio 2017/2019, foi designado ao cargo de 1º vice-presidente e reconduzido ao cargo no Biênio 2019/2021. Em 27/05/2021 foi eleito presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro para o Biênio 2021/2023.

Marco Polo Sampaio Moreira Leite, administrador de empresas, presidente da MP Trade & Investments, especializado em relações internacionais, com mais de 40 anos de experiência em comércio exterior. Coordenou, em 1984, a implantação do primeiro Projeto de Cooperativas de Exportação de Produtos Brasileiros para os Estados Unidos, que teve como resultado um dos maiores contratos mundiais para o fornecimento de suco de laranja (Dole Corporation), bem como a abertura do mercado norte-americano para os produtores de material escolar e de escritório. Foi responsável pela abertura do mercado chinês a várias empresas brasileiras (1995), instalou escritório de negócios em Beijing e Tianjin e realizou negócios com cerca de duzentas empresas chinesas. Responsável pela vinda de 327 missões empresariais e governamentais chinesas ao Brasil e mais de 30 missões empresariais para os Países do Mercosul, Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Estados Unidos, Paquistão, Tailândia, Índia, Taiwan e outros. Em 2015 foi eleito vice-presidente do Conselho Superior da ACRJ; em 2017 designado vice-presidente de Relações Internacionais da ACRJ; em 2018 foi eleito Grande Benemérito. Em 27/5/2021 foi eleito presidente do Conselho Superior da Associação Comercial do Rio de Janeiro para o Biênio 2021/2023.

Clique e veja a relação completa dos conselhos Diretor e Fiscal eleitos.

Fonte: ACRJ

Últimas Notícias

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país
NA MÍDIA 7 de outubro de 2026 às 17:10

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas
ASSOCIATIVISMO 7 de outubro de 2026 às 15:43

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República
CARTA ABERTA 6 de outubro de 2026 às 17:20

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições
MANIFESTO 6 de outubro de 2026 às 12:16

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições

Pequenos negócios geraram 59% dos empregos formais em 2026 Pequenos negócios geraram 59% dos empregos formais em 2026
DIA DO EMPREENDEDOR 5 de outubro de 2026 às 12:54

Pequenos negócios geraram 59% dos empregos formais em 2026

Dia do empreendedor: há motivo para comemoração? Dia do empreendedor: há motivo para comemoração?
ARTIGO 5 de outubro de 2026 às 12:39

Dia do empreendedor: há motivo para comemoração?

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel