1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / COMÉRCIO EXTERIOR

ACRio vai emitir Certificados de Origem para empresas exportadoras

Em fevereiro, George Pinheiro, presidente da CACB, esteve na ACRio para firmar cessão de acesso ao sistema de emissão

14 de março de 2016 - 20:51
download (16)

O 1º vice-presidente da ACRio, Ronaldo Chaer, o presidente da Casa, Paulo Protasio, o presidente da CACB, George Pinheiro, e o diretor da ACRio, Eduardo Machado, durante a assinatura do contrato de cessão de acesso ao sistema CACB de emissão de Certificados de Origem

A Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRio) vai disponibilizar Certificados de Origem para empresas exportadoras fluminenses, associadas à instituição ou não. O documento serve para concessão de reduções ou isenções tarifárias e para garantir o acesso preferencial das mercadorias brasileiras no mercado externo, principalmente para aqueles países com os quais o Brasil mantém acordos internacionais de comércio.

Com o Certificado de Origem o importador conta com uma redução substancial nos tributos a pagar. Assim, o produto do exportador brasileiro se torna mais competitivo e tem mais oportunidade de penetração nos mercados que o Brasil mantém acordos comerciais.

Atualmente, o comércio internacional utiliza o Certificado de Origem preferencial impresso em papel. Entretanto, há previsão de que em breve o Brasil passe a utilizar Certificados de Origem Digitais, ou seja, emitidos de forma 100% eletrônica, com assinatura digital nos documentos.

O serviço será oferecido em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). No dia 29 de fevereiro, o presidente da ACRio, Paulo Protasio, e o presidente da CACB, George Pinheiro, assinaram contrato de cessão de acesso ao sistema CACB de emissão de Certificado de Origem.

“O comércio exterior é um dos setores da economia de maior relevância e é muito importante apoiarmos este mercado para que nossas micro, pequenas e médias empresas possam exportar cada vez mais”, afirmou Paulo Protasio.

Fonte: ACRio

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Neusa Galli Fróes
    Froés berlato associadas

    Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • neusa@froesberlato.com.br
    Telefones:
    (51) 3388 6847 / (51) 9123 6847

    E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311