A etapa de reuniões com os núcleos setoriais trabalhados pelo Programa Empreender em Itabira teve início nesta segunda-feira, 29 de fevereiro. Participaram do encontro, empresários do segmento de bares, restaurantes e lanchonetes interessados no programa e nas oportunidades que podem surgir por meio desta iniciativa. A primeira reunião contou com a presença da coordenadora estadual Cleide Bersani.
O principal objetivo da reunião é dar sequência ao processo de sensibilização dos empresários para a participação efetiva no Empreender. A agenda para o próximo encontro ficou definida para o dia 16 de março. Cleide Bersani mostrou aos participantes a importância do programa para desenvolver a competitividade das empresas e até para garantir a permanência dos micro e pequenos empreendedores em um mercado cada dia mais competitivo. A coordenadora estadual relatou experiências satisfatórias de núcleos de outras cidades que já estão em atividade com o programa. Os cases de sucesso servem de incentivo para os núcleos de Itabira. Segundo Cleide Bersani atualmente existem 40 cidades desenvolvendo o Empreender em Minas Gerais e 167 núcleos em diversos segmentos. No Brasil são quase três mil núcleos em vários estados.
Itabira está entre os 10 municípios mineiros que terão a oportunidade de desenvolver o Programa Empreender entre 2016 e 2017, mas as ações podem tornar-se autossustentáveis e permanentes. O programa tem uma metodologia de origem alemã, denominada Metaplan, e apresenta como diferencial o envolvimento do empresário em todas as etapas. Os problemas identificados pelos participantes e as possíveis soluções são apontados pelos próprios empresários. O trabalho também é orientado por indicadores de resultado, que tornam as ações mensuráveis e passíveis de fácil avaliação. Todo o programa acontece com o apoio de um Consultor.
O Programa Empreender é uma iniciativa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com a parceria do Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Federação das Associações Comerciais de Minas Gerais (Federaminas), e da Acita, que trouxeram para Itabira esta oportunidade de desenvolvimento e estímulo à competividade de diversos setores da economia.
As reuniões de cada núcleo do Empreender acontecerão a cada 15 dias. A presença da coordenadora estadual será de acordo com a demanda de cada segmento.