Foto: João Gama
Uma noite especial marcou o 108º aniversário da Associação Empresarial de Florianópolis (Acif), destacando a importância do associativismo na cidade. O evento, realizado na segunda-feira, 15/5, no Teatro Ademir Rosa, no CIC (Centro Integrado de Cultura), reuniu mais de mil pessoas, incluindo autoridades, como o governador Jorginho Mello, o prefeito Topázio Neto e o senador Jorge Seif, além de empresários e associados. A cerimônia marcou a posse da nova gestão da Acif e contou com a entrega de medalhas a empresas e personalidades empresariais, homenagens a líderes do associativismo e um emocionante show do Rock’n Camerata.
O empresário Célio Antônio Bernardi Júnior, com 10 anos de trajetória dentro da Acif, foi empossado como o novo presidente da entidade, sucedendo Rodrigo Rossoni, que atuou por quatro anos e meio à frente da instituição. A equipe gestora do biênio 2023/2025, eleita por consenso, conta também com Luiz Carlos Sempre Bom, como 1º vice-presidente, e Solange Borghesan, como 2ª vice-presidente.
Rodrigo Rossoni e Célio Antônio Bernardi Júnior, ex-presidente e presidente da Acif. Foto: João Gama
Ao assumir a Presidência, Bernardi Júnior destacou a importância da história e tradição da Acif, que moldaram a associação ao longo de mais de um século de existência. No entanto, ele ressaltou a necessidade de inovação e adaptação às mudanças para garantir o sucesso contínuo da entidade. Uma de suas metas é fortalecer ainda mais a rede empresarial em Florianópolis, incentivando o cooperativismo e implementando novas estratégias de negócios.
“Formamos, nos últimos quatro anos, mais de 700 líderes não só nossa entidade, mas para toda nossa cidade. Somos um batalhão de mais de 400 voluntários, seja em núcleos empresariais, nas nossas regionais ou pessoas que emprestam seu tempo para a Acif. Vamos incentivar o cooperativismo, com novas estratégias de negócios, sempre comprometidos em transformar a vida dos nossos empresários, com foco no nosso associado e na experiência que ele terá em se associar à nossa entidade”, enfatizou Célio.
Célio Antônio Bernardi Júnior, presidente da Acif, e Carlos Rezende, superintendente da CACB
“A Acif tem um importante papel no desenvolvimento econômico e social de Florianópolis, como legítima representante da classe empresarial local. Esta celebração é, sem dúvida, uma alegria muito grande e um marco para a história do associativismo brasileiro”, disse Carlos Rezende, superintendente da CACB, que esteve ao evento.
Rezende representou o presidente da CACB, Alfredo Cotait Neto, que enviou uma mensagem em vídeo.
Homenagens
Durante a cerimônia, a Acif também prestou homenagem a pessoas que contribuem para o crescimento da região e promovem o desenvolvimento econômico e social de Florianópolis.
Três medalhas distintas foram entregues: a Medalha Coronel Emílio Blum à ACM (Associação Catarinense de Medicina) e a Luiz Antônio Falcão de Moura; a Medalha Carl Franz Albert Hoepcke às empresas Kotzias Tecidos e ao restaurante Macarronada Italiana; e a Medalha Ordem do Mérito Empresarial ao empresário Doreni Isaías Caramori Júnior. Além disso, foram lembrados os líderes do associativismo empresarial Ody Varella e Neri Schutz, que faleceram recentemente, e seus familiares receberam homenagens no evento.
Acif do Futuro
Para marcar a ação final da gestão anterior e estabelecê-la como um marco para o futuro da Acif, o agora ex-presidente Rodrigo Rossoni apresentou o NFT ACIF – uma coleção de NFTs (Token não fungível) que permite que empreendedores e associados possuam itens digitais exclusivos e autênticos conectados para o promissor Web3. Inicialmente, o lançamento será limitado às datas comemorativas dos 350 anos de Floripa e dos 108 anos da Acif, que será a primeira Associação Empresarial do Brasil a lançar um NFT.
Foto: João Gama
“Estamos entusiasmados em trazer o NFT ACIF para esta era Web3, o que representa uma mudança significativa na forma como interagimos com o mundo digital. Com essa nova abordagem, queremos envolver nossos associados nesse universo, exercendo um papel educacional e de integração digital, permitindo que tenham total controle sobre suas aquisições digitais únicas, garantindo a autenticidade e propriedade de suas obras e colecionáveis”, afirmou Rodrigo Rossoni.
Segundo ele, esse movimento representa mais um passo para a organização na adoção das tecnologias digitais, abrindo novas possibilidades e reafirmando o compromisso da associação em se manter na vanguarda das transformações, explorando novas formas de expressão e interação com seus associados.
Os NFTs lançados pela Acif, em parceria com a agência Sônica, estão disponíveis para compra e negociação em plataforma digital através do link: http://web3.acif.org.br/
*Texto em parceria com a Assessoria da Acif