
Foto: ACIC
Os novos membros da diretoria do Conselho Fiscal e da Comissão de Sindicância, da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), tomaram posse para o biênio 2025-2026, nesta última quinta-feira (21). Além disso, os coordenadores das 21 câmaras setoriais e os presidentes dos três núcleos especiais também assumiram seus novos cargos. O evento, prestigiado por parceiros e autoridades estaduais, foi marcado por homenagens ao sesquicentenário de Manoel de Freitas, fundador da entidade, e à celebração dos 50 anos da empresa Original Copiadora.
A solenidade teve início com a posse dos novos diretores da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Pernambuco (Facep). O atual presidente da federação pernambucana e presidente do Conselho Superior Deliberativo da ACIC, Osíris Caldas Neto, transmitiu o cargo ao empresário Ricardo Montenegro, também conselheiro da Associação. Em seu discurso, Osíris destacou o papel da entidade na defesa do Simples Nacional e na continuidade da Lei da Liberdade Econômica. “Desejo sucesso à nova diretoria e, em nome de Ricardo Montenegro, agradeço aos diretores que estiveram comigo nos últimos dois biênios. A Federação tem sempre o objetivo de aglutinar forças para representar com eficiência a classe empresarial”.
“Vivemos grandes desafios, como a chegada de um novo Código Tributário Nacional que, infelizmente, não traz a redução da carga tributária nem a simplificação esperada, além do ‘apagão de mão de obra’. Precisamos de soluções que combinem proteção social com políticas de capacitação e inserção no mercado de trabalho. Seguiremos trabalhando para fortalecer as associações comerciais e promover o desenvolvimento de Pernambuco, transformando dificuldades em oportunidades”, enfatizou o novo presidente da Facep, Ricardo Montenegro.

Novo presidente da Faciap, Ricardo Montenegro | Foto: ACIC
Já Newton Montenegro, ao encerrar seu mandato como presidente da ACIC, destacou as conquistas alcançadas. “A ACIC é um patrimônio empresarial de relevância regional. Nossa equipe trabalhou incansavelmente para fortalecer o setor comercial e contribuir para o desenvolvimento econômico de Caruaru e região. Ao final deste mandato, temos a satisfação de dizer que alcançamos nossos objetivos com projetos exitosos”. Newton, que agora integra o Conselho Superior Deliberativo, foi homenageado por sua gestão e pelos 50 anos da empresa Original Copiadora, onde atua como CEO.
O presidente eleito da ACIC, Cláuston Pacas, agradeceu a Newton pela gestão e apresentou suas metas para o biênio 2025-2026. “Nos próximos dois anos, consolidaremos o planejamento estratégico, mantendo ações e projetos já consagrados e incorporando novas propostas. Nosso compromisso é zelar pelo associado, oferecendo soluções, mais serviços e oportunidades para o crescimento de seus negócios. Agradeço pela confiança depositada em mim para liderar esta missão”.
Sesquicentenário de Manoel de Freitas
Uma homenagem especial foi dedicada ao fundador da ACIC, Manoel de Freitas. O historiador Walmiré Dimeron apresentou um resumo de sua trajetória, destacando sua liderança na fundação da entidade e suas contribuições nos mandatos como presidente entre as décadas de 1920 e 1930. Durante a solenidade, Newton Montenegro e o sócio-benemérito Bernardo Barbosa entregaram aos bisnetos de Manoel, Luís e Jovanca de Freitas, uma placa de agradecimento pelo legado deixado. “Meu bisavô foi um homem à frente de seu tempo, com uma visão plural que impactou profundamente a sociedade, a cultura e a economia de Caruaru”, declarou Luís de Freitas.
Encerramento da solenidade
Representando as autoridades presentes, a governadora Raquel Lyra reforçou o papel estratégico da ACIC e da Facep no desenvolvimento econômico de Pernambuco. “Essas instituições são fundamentais para a promoção de emprego, renda e melhores condições para o empreendedorismo. Parabenizo Newton Montenegro pelo legado de excelência construído e desejo sucesso a Cláuston Pacas, com a certeza de que sua gestão trará grandes conquistas”, concluiu.