1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / Videoconferência

ACE de Campina Grande-PB realiza evento digital sobre o PIX

Videoconferência vai esclarecer sobre o novo meio de pagamento do Banco Central

03 de setembro de 2020 - 10:19

Uma revolução no ecossistema de pagamentos está sendo esperando para acontecer no país a partir de 16 de novembro, quando o tão aguardado PIX, sistema digital de pagamentos do Banco Central, entrará em vigor.

Para entender como o sistema irá operar, a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Estado da Paraíba (FACEPb) e o Sicoob, realizam uma videoconferência na próxima quarta-feira (09/09), a partir das 19 horas, tendo como convidado o especialista Angelo Curbani, superintendente de Desenvolvimento de Mercados e Canais no Centro Cooperativo Sicoob, sediado em Brasília, e um dos responsáveis pela implantação do PIX no Sicoob.

Na videoconferência, caberá a Angelo Curbani esclarecer, em detalhes, como o novo sistema vai funcionar e de que forma o PIX vai impactar na vidas das pessoas e, em especial, das empresas.

O que se sabe

A nova ferramenta do Banco Central funcionará 24 horas por dia e se propõe a reduzir o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em bancos e instituições diferentes, Pix entrará em operação em 16 de novembro. O cadastro das Chaves Pix – combinação com telefone celular, CPF, CNPJ e e-mail necessária para operar a carteira digital – começará em 5 de outubro.

As transações poderão ser feitas por meio de QR Code (versão avançada do código de barras lida pela câmera do celular), ou com base na chave cadastrada. O Pix trará agilidade em relação a sistemas atuais de pagamento, como a transferência eletrônica disponível (TED), que leva até duas horas para ser compensada, e o documento de ordem de crédito (DOC), liquidado apenas no dia útil seguinte.

No caso de empresas, a plataforma traz vantagens em relação ao pagamento por cartão de débito. Isso porque o consumidor pagante não precisará ter conta em banco, como ocorre com os cartões. Bastará abastecer a carteira digital do Pix para enviar e receber dinheiro.

A videoconferência será pela plataforma Google Meet, e os empresários interessados devem acessá-la através do link a seguir: meet.google.com/kfa-jbws-qin.

Fonte: ACCG

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311