1. Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil

  2. 27
Home / Notícias / GRAFENO

ACDF recebe Nobel de Física Konstantin Novoselov

O físico russo-britânico fez uma palestra sobre a descoberta do grafeno

06 de setembro de 2019 - 11:06

A Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) recebeu nesta quinta-feira (05) Konstantin Novoselov, premiado com o Nobel em Física em 2010 por ter isolado o grafeno pela primeira vez, para uma palestra sobre a descoberta do material. O presidente da CACB, George Pinheiro, e a superintendente, Juliana Kämpf, assistiram à apresentação.

Desde que Novoselov isolou o grafeno a partir do grafite, esse nanomaterial tem trazido uma verdadeira revolução em diversas áreas do conhecimento humano. Duzentas vezes mais resistente do que o aço, aplicado aos polímeros dos plásticos, ele é capaz de aumentar a conservação de produtos perecíveis.

O grafeno tem ainda uma propriedade de ser flexível, sendo utilizado nas roupas. As baterias de automóveis utilizadas, inclusive, nos carros elétricos, estão sendo potencializadas por ele ser 150 vezes melhor condutor de energia do que qualquer outro elemento disponível na natureza. Aplicado à tinta, aumenta a fosforescência, abrindo caminho para a substituição de lâmpadas por tintas fosforescentes. Por ser resistente e leve, o uso do grafeno vem sendo desenvolvido ainda para fuselagens de aviões e foguetes.

O fundador da Planar, da produtora de grafeno 2DM e da Made Materiais Avançados, Antônio Hélio, também ministrou a palestra “Materiais Avançados 2D e o Futuro Disruptivo da Tecnologia”. Antônio Hélio é diretor do Centro de Pesquisa em Grafeno da Universidade Nacional de Singapura, o maior centro do mundo especializado no estudo do elemento, do qual Noselov também é professor.

O evento marca a escolha de Brasília pela Planar como base para a sua atuação no país, colocando a capital no circuito global da pesquisa e aplicação dos chamados novos materiais disruptivos em 2D (bidimensionais).

A ACDF promoveu o evento junto com o Instituto Illuminante de Inovação Tecnológica e Impacto Social, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal e a consultoria especializada em grafeno Planar, com o apoio do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos.

*Com informações do Destak

Tags

Deixe seu comentário

Imprensa CACB - Jornalistas Responsáveis

  • Erick Arruda
    erick.arruda@cacb.org.br
  • E-mail geral da imprensa: imprensa@cacb.org.br
    Contato: (61) 3321 1311