
Foto: Acim
Um grupo de 13 empresários do setor de design de interiores de Maringá, no Paraná, está protagonizando uma virada de chave no modo como o segmento encara a gestão de negócios. Após tentativas frustradas durante a pandemia, o núcleo se rearticulou no fim de 2022 e agora colhe os frutos de uma atuação cada vez mais estruturada, com foco em autodesenvolvimento, inovação técnica e excelência no atendimento.
A iniciativa integra o projeto Designers de Interiores, realizado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), com o apoio do programa Empreender, da CACB. A proposta é capacitar empresários para atuarem de maneira mais estratégica, conectada às mudanças do mercado e aos desafios da gestão empresarial no segmento criativo.
O grupo realizou 17 atividades, entre palestras, workshops e visitas técnicas, o que garantiu sua indicação como um dos núcleos mais ativos do programa Empreender no Brasil.
Segundo o presidente da Acim, José Carlos Barbieri, esse trabalho levou o grupo a concorrer a um prêmio como núcleo com maior número de ações no ano. “Os profissionais discutiram como aumentar a visibilidade do grupo e da profissão, fortalecendo o posicionamento no mercado. É um trabalho bem-sucedido que contribui para a geração de negócios e desenvolvimento. Isto vai ao encontro da proposta do programa Empreender, que é desenvolver os negócios e os empreendedores”.
Autoconhecimento e atendimento premium
Uma das frentes mais ousadas do projeto é a aplicação do teste comportamental DISC em nove empresários do grupo, seguido por uma consultoria individualizada. O objetivo é identificar perfis profissionais e construir planos de ação focados em estratégias de comportamento dentro do ambiente de negócios.
Além disso, foi feita uma capacitação com base na metodologia Disney de atendimento, reconhecida mundialmente por transformar cada cliente em um “convidado” e cada interação em uma experiência memorável.
Para Larissa Boni, da Larissa Boni Arquitetura e Interiores, a ação extremamente valiosa. “Me desenvolvi como pessoa e profissional, através dos treinamentos foi possível melhorar o atendimento aos meus clientes, ser mais assertiva em algumas questões do escritório, bem como melhorar organização e processos internos”.

Olhar técnico com inovação
O grupo também participou de uma imersão com a renomada designer Imira de Holanda, do Studio M4 de Brasília. O encontro ocorreu em São Paulo, paralelamente à feira Expo Revestir, e fez parte do programa “Decola Arquiteto”. A capacitação abordou a importância de enxergar o escritório de design como uma empresa estruturada, com processos claros e metas bem definidas.
A expectativa é que o grupo se torne referência não apenas na região, mas também como um modelo replicável para outros núcleos empresariais do setor criativo.
“Acredito que ações como essa são imprescindíveis para aqueles que desejam se manter no mercado, devemos sempre estar nos atualizando e buscando melhora em todas as áreas, seja na experiência do cliente, gestão do negócio, entrega de material e relacionamento interpessoal. O mercado está cada vez mais dinâmico e com isso obriga o empreendedor a estar sempre em busca de inovações”, acrescentou Larissa.
Sobre o Empreender
O programa Empreender, desenvolvido pela CACB, já atendeu mais de 100 mil empresários. Atualmente, está sendo implementado em diversas associações comerciais. Realizado em parceria com o Sebrae, tem como meta o fortalecimento das micro e pequenas empresas. Com a ajuda de um consultor, os próprios empresários discutem suas dificuldades e buscam soluções em conjunto, fortalecendo o setor na sua região.