Imprensa
ECONOMIA VERDE

Al-Invest Verde anuncia segunda convocatória de propostas do Componente 1

São elegíveis organizações empresariais que representem o setor privado, como Associações Comerciais, que estejam estabelecidas na América Latina ou na União Europeia

31 de maio de 2023 às 11:49

Está aberto o prazo para a apresentação de propostas para o AL-Invest Verde. De 23 de maio a 23 de agosto de 2023, consórcios de, pelo menos, uma instituição latinoamericana e outra da União Europeia, podem apresentar propostas inovadoras para o financiamento de projetos de economia verde, em benefício das PMEs na América Latina.

Uma das instituições deve ser definida como líder ou candidato principal e as outras, como cocandidatas. As instituições elegíveis são organizações representativas do setor privado, sem fins lucrativos, pertencentes à UE e a países latino-americanos como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

No dia 16 de junho de 2023, às 10h, a CACB realizará uma oficina para entidades brasileiras, com o objetivo de apresentar os requisitos para apresentação de propostas da segunda convocatória, além de sanar as dúvidas dos participantes. Para se inscrever, .

De acordo com o Project manager do AL-Invest, Frank Summa, esta edição do projeto tem o objetivo de fomentar a adoção de práticas mais sustentáveis pelas empresas da região. “No componente 1, gerimos fundos para investimentos em projetos de economia verde, dando a pequenos e médios negócios a oportunidade de se posicionarem na vanguarda deste segmento e de conseguirem vantagens competitivas”, disse. Suma destacou ainda que cada vez mais os aspectos de sustentabilidade estão deixando de ser voluntários e se convertendo em obrigatórios.

Na primeira convocatória, realizada em 2022, foram recebidas 137 propostas e selecionados 24 projetos que, atualmente, estão sendo desenvolvidos em diversos países da região.

Segunda convocatória

Nesta etapa, que prevê o orçamento de 12 milhões de euros, a Sequa selecionará projetos dentro de dois temas principais: 1) Sistemas agroalimentares e as cadeias de valor sustentáveis e livres de desmatamento e 2) Transição para modelos produtivos de baixo carbono, circulares e eficientes no uso de recursos.

Qualquer subsídio solicitado nesta chamada de propostas deve estar entre os valores mínimo (200 mil euros) e máximo (300 mil euros).

É importante que os projetos apresentem efeito multiplicador, isto é, que possam ser replicáveis em outras regiões e que possuam potencial de sinergia com outros projetos e iniciativas em nível nacional e regional. Os projetos selecionados devem ter duração de 18 a 27 meses.

Para apresentar a proposta, basta acessar o site https://alinvest-verde.eu/pt_pt_ao90/segunda-convocatoria/

Clique aqui e acesse o edital com todas as informações da convocatória.

B2MATCH

No AL-Invest Verde, todos os projetos devem ser inscritos em parceria entre ao menos uma instituição da América Latina e uma da Europa.

Para facilitar a interação com potenciais sócios, você pode acessar a plataforma virtual B2Match.

Inscreva-se gratuitamente: https://al-invest-verde-componente.b2match.io/

O AL-Invest Verde

O AL-Invest Verde é um projeto financiado pela União Europeia que tem como objetivo promover o crescimento sustentável e a criação de empregos no Brasil e em mais 17 países da América Latina. A iniciativa visa a apoiar as micro e pequenas empresas latino-americanas na transição para uma economia circular, eficiente em termos de recursos, com baixa emissão de carbono e baseada em inovação e digitalização.

Ao longo de quatro anos, 25 milhões de euros serão investidos em ações de apoio ao setor privado latino-americano, focadas na promoção de práticas sustentáveis que contribuam para a competitividade das MPEs. O repasse dos recursos é feito por um consórcio liderado pela organização alemã Sequa.

O consórcio é formado pela líder Sequa, a CACB- Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil; a Cainco- Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz, da Bolívia; a Agexport- Associação de Exportadores da Guatemala; a CCL- Câmara de Comércio de Lima, Peru; o Coparmex- Centro Empresarial de Jalisco, México; e a Eurochambers- Associação das Câmaras de Comércio e Indústria Europeias.

São elegíveis organizações empresariais que representem o setor privado, como por exemplo: Associações Comerciais, Industriais e profissionais específicas do setor; Câmaras de Comércio; Câmaras bi ou multilaterais; Cooperativas; agências setoriais que trabalham com as MPEs; organizações voltadas para a inovação digitalização ou transição para a economia verde, entre outras.

Para participar, é necessário que a organização seja uma pessoa jurídica sem fins lucrativos e que esteja estabelecida em um dos países elegíveis da América Latina ou em um Estado Membro da União Europeia.

Últimas Notícias

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA
LIDERANÇA FEMININA 11 de setembro de 2026 às 17:21

CMEC defende no BRICS maior participação de mulheres nas decisões sobre IA

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios
REFORMA TRIBUTÁRIA 10 de setembro de 2026 às 17:09

Especialistas alertam sobre impacto do split payment nos negócios

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional
NA MÍDIA 9 de setembro de 2026 às 17:22

Estadão, Folha, O Globo, CBN, Valor: Manifesto da CACB sobre o STF ganha espaço na imprensa nacional

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF
NOTA PÚBLICA 9 de setembro de 2026 às 14:03

Entidades empresariais cobram ética e apuração de crise no STF

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment
AVISO DE PAUTA 9 de setembro de 2026 às 11:57

CACB, ACSP e Fin reúnem especialistas para debater impactos do split payment

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições
VITÓRIA DO ASSOCIATIVISMO 3 de setembro de 2026 às 18:50

Senado adia votação da PEC 6×1 para depois das eleições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel