Imprensa
Gyra+

Entre os pequenos negócios, serviços se destacam em novembro

Indicador de desempenho da plataforma de crédito Gyra+ mostra alta na demanda por serviços mecânicos, padarias e confeitarias

8 de dezembro de 2020 às 08:51

Foto: Shutterstock

O mês de novembro revelou bom desempenho para os pequenos negócios do setor de serviços, segundo indicador Gyratrends, da plataforma de concessão de crédito on-line Gyra+.

O destaque foi a alta na demanda por serviços mecânicos, com crescimento de 9,7% na comparação outubro, seguido pelo de vendedores ambulantes de alimentos, com 9,5%, e padarias e confeitarias e obras de alvenaria, ambas com 9,3%.

“A recuperação na atividade das pequenas empresas no Brasil, durante o mês de novembro, foi puxada pelo setor de serviços, com expansão de 5,57% na média mensal dos últimos 12 meses, evidenciando recuperação com a reabertura mais acentuada da economia”, analista Rodrigo Cabernitte, CEO da Gyra+.

A maioria dos segmentos analisados apresentou recuperação positiva na média mensal dos últimos 12 meses, impulsionados pela retomada do PIB em 7,7% observado no terceiro trimestre”, continuou.

De acordo com Cabernitte, a continuidade do auxílio emergencial do Governo Federal serviu como suporte para a demanda por bens e serviços oferecidos pelas pequenas empresas nas diversas regiões no país.

Por outro lado, o segmento de petshops de pequeno porte apresentou o pior desempenho nas categorias analisadas em novembro, com uma queda de 8,3% comparado aos dados de outubro.

Varejo de equipamentos de telefonia também recuou (-1,8%), assim como comércio de peças para veículos (-0,5%).

Fonte: Diário do Comércio

Últimas Notícias

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino
NA MÍDIA 22 de outubro de 2026 às 16:10

Correio Braziliense destaca criação de rede parlamentar em apoio ao empreendedorismo feminino

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360 Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360
NA MÍDIA 21 de outubro de 2026 às 15:03

Alfredo Cotait defende atualização do Simples Nacional em artigo no Poder360

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027 Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027
SETOR PRODUTIVO 21 de outubro de 2026 às 14:21

Novo teto e perdão de dívidas do MEI passam a valer em 2027

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem
SUSTENTABILIDADE 20 de outubro de 2026 às 16:39

CACB fortalece economia circular em Alagoas com orientação a pequenos negócios e apoio à reciclagem

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional
ATUAÇÃO POLÍTICA 20 de outubro de 2026 às 15:41

Empreendedorismo feminino deverá ganhar frente parlamentar no Congresso Nacional

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo
SETOR PRODUTIVO 16 de outubro de 2026 às 15:06

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel