Imprensa
ACM

Associação Comercial do Maranhão promove debate sobre recuperação do varejo

Durante a conversa, o presidente da CACB, George Pinheiro, defendeu a união entre os empresários e a importância da associação comercial neste momento de crise

13 de agosto de 2020 às 10:20

O presidente da CACB, George Pinheiro, participou nesta quarta-feira (12) do Conexão ACM Especial, evento virtual promovido pela Associação Comercial do Maranhão. Na edição de ontem, os participantes debateram o tema “Reconstrução do varejo: tendências e oportunidades”. Pinheiro foi convidado a falar sobre o papel das entidades empresariais na retomada econômica. O evento faz parte das comemorações pelos 166 anos da ACM, celebrados no dia 21 de agosto.

A união pela defesa dos interesses empresariais, nos níveis municipal, estadual e federal foi defendida pelo presidente da CACB, que como exemplo citou o Comitê de Comércio, Serviço, Varejo, Bares e Restaurantes, coordenado por ele, e que foi criado pelo ministro Paulo Guedes para aproximar os empresários e o governo na busca de solução para superar a crise da Covid-19.

“Essa aproximação tem sido muito importante para superar o momento que estamos e que ainda vamos viver, e que será muito complicado. Somos otimistas e acreditamos, sim, que vamos superar a pandemia, mas antes precisamos trabalhar para que as ações do governo cheguem a quem precisa”, disse.

Segundo Pinheiro, as linhas de crédito oferecidas pelo governo ainda não conseguem chegar a quem interessa. Para ele, o programa que mais chegou perto foi o Pronampe, muito bem administrado, mas com recursos já esgotados. “Por conta das dificuldades, milhões de empresas podem não voltar a abrir as portas e a associação comercial é um espaço muito importante para que os empresários possam buscar orientações neste momento”, apontou.

Para o presidente da ACM, Cristiano Barroso, falar sobre os desafios que o comércio varejista vem enfrentando é muito importante. “Nossa intenção ao final de cada Conexão, que realizamos todas as quartas-feiras, é que o assunto debatido tenha seguimento, direcionamento. O crucial é sairmos daqui mais propositivos”, declarou.

Pedro Robson de Holanda, vice-presidente da ACM e empresário representante do setor de panificação, falou das dificuldades de acesso ao crédito para o pequeno panificador. “Ainda não chegou à maioria, apenas 15% das empresas do setor conseguiram crédito”, disse.

O diretor Comercial do Centro Elétrico, José Gonçalves dos Santos, também diretor da ACM e especialista em gestão para o varejo, comentou as boas práticas adotadas pela sua empresa para mantê-la de pé. Ele conta ter usado os decretos de flexibilização editados pelo governo, que o ajudaram a reabrir as portas com zero demissões. “Os meses de junho e julho já apresentam um crescimento de 8% no setor da construção civil”, apontou.

“Fomos nos adaptando à crise mês a mês. Chegamos a perder 70% do faturamento e hoje faltam cerca de 30% do movimento para voltarmos a um cenário normal”, disse Leopoldo Santos, presidente do Sindicombustíveis.

O diretor presidente do grupo Potiguar, Marcelo Vieira Brasil, disse que as demissões foram mínimas e que o crédito não foi difícil apenas para os pequenos, mas também para os grandes. “Em compensação, a postergação dos impostos deu um alívio muito grande”, completou.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia do Maranhão, Simplício Araújo, falou das ações do governo, chamando atenção para o diálogo entre o setor público e o privado, na busca pela convergência de ações durante a crise. “Temos debatido muito sobre economia, mesmo sabendo que não dá muito para prever o que vai acontecer amanhã”, declarou.

Últimas Notícias

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral
NA MÍDIA 8 de outubro de 2026 às 16:44

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo
ELEIÇÕES 2026 8 de outubro de 2026 às 15:16

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país
NA MÍDIA 7 de outubro de 2026 às 17:10

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas
ASSOCIATIVISMO 7 de outubro de 2026 às 15:43

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República
CARTA ABERTA 6 de outubro de 2026 às 17:20

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições
MANIFESTO 6 de outubro de 2026 às 12:16

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel