Imprensa
BOA VISTA

Número de novas empresas sobe 11,5% no terceiro trimestre de 2019

No acumulado em quatro trimestres houve alta de 18,5%

30 de outubro de 2019 às 11:04

O número de novas empresas cresceu 11,5% no terceiro trimestre de 2019 em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista, com abrangência nacional. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o indicador avançou 20,4%. No acumulado em quatro trimestres houve alta de 18,5%.

Forma jurídica

Na classificação por forma jurídica, a variação trimestral mostrou crescimento tanto nas aberturas para MEIs (13%) quanto nos demais tipos de empresas (6,8%).

Já em termos de composição, as MEIs representaram 78,8% dos casos no ano. No ano anterior a participação dessas empresas era um pouco menor, de 75,6%.

Setores

Quando analisada a composição das novas empresas por setores, o levantamento mostrou que o setor de Serviços atingiu 61,8% de representatividade em setembro, estando maior que os 58,2% observados no mesmo período 2018.

O Comércio apresentou queda na participação, recuando para 29,5% (-3,6 p.p.). Já a indústria avançou para 7,8% (+0,5 p.p.).

Regiões

Na comparação com o acumulado de janeiro a setembro de 2018, todas as regiões registraram aumento das aberturas em 2019. As Regiões Norte (23,1%) e Centro Oeste (18,1%) foram as que registraram maior crescimento, como pode ser visto no gráfico 4.

Fonte: Boa Vista SCPC

Últimas Notícias

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral
NA MÍDIA 8 de outubro de 2026 às 16:44

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo
ELEIÇÕES 2026 8 de outubro de 2026 às 15:16

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país
NA MÍDIA 7 de outubro de 2026 às 17:10

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas
ASSOCIATIVISMO 7 de outubro de 2026 às 15:43

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República
CARTA ABERTA 6 de outubro de 2026 às 17:20

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições
MANIFESTO 6 de outubro de 2026 às 12:16

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel