Imprensa
COMÉRCIO E SERVIÇOS

George Pinheiro é eleito presidente da Unecs

Novo líder da entidade foi escolhido por aclamação em reunião nesta quarta-feira (21), em Brasília

21 de novembro de 2018 às 14:34

Formada por oito das mais importantes instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços, a Unecs (União Nacional de Entidades do Comércio e Serviço) reuniu seu Conselho de Administração nesta quarta-feira (21), em Brasília, para eleger seu novo presidente. George Pinheiro, da CACB, foi eleito. O representante assume o comando da entidade entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2019.

“Agradeço a confiança e gostaria de dizer que teremos um ano de intenso trabalho. Serei apenas o maestro, mas a orquestra somos nós. Temos que ter a consciência de que só chegamos aqui juntos. Sem trabalho em equipe não conseguiremos alcançar nossos objetivos”, disse Pinheiro.

Ele falou ainda da importância de 2018, ano decisivo para a Unecs na esfera da representação política. “Vivemos em todo o País uma grande mudança. A liderança do Paulo Solmucci, esse ano, foi muito importante. Não só no âmbito político, mas também na parte mais empresarial da nossa briga para impor o apoio às empresas. Em muitos dos lugares que estive isso foi sempre ressaltado”, destacou.

“Quero desejar sucesso ao novo presidente e dizer que nosso time estará sempre comprometido com a Unecs. É muito importante para a entidade esse compromisso e competência demonstrados por todos”, observou o atual presidente da entidade, Paulo Solmucci.

O presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo, deputado Efraim Filho (DEM/PB), participou do encontro. “A Unecs claramente consegue se consolidar como referência nas pautas de interesse do setor. O novo presidente da entidade certamente irá trazer sua expertise para a entidade e fazer com que a Unecs mantenha o espaço alcançado”, disse. Também participou do encontro o deputado Rogério Marinho (PSDB/RN)

Balanço

O atual presidente, Paulo Solmucci, que está também à frente da Abrasel, ressalta os resultados do trabalho feito em 2018. Destaques para o “Diálogo Unecs com os candidatos à presidência da República”, que reuniu cinco candidatos à presidência para apresentar suas propostas em temas prioritários para o setor. O evento aconteceu em Brasília no dia 14 de agosto e reuniu 500 empresários, sendo transmitido ao vivo pela internet e alcançando 2 milhões de pessoas. O mesmo modelo foi replicado em alguns estados, promovendo um diálogo com os candidatos ao governo.

Outras ações de impacto nacional foram realizadas, como o painel “150 dias da Reforma Trabalhista” e também as participações da Unecs em eventos no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, em trabalho conjunto com a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (CSE), presidida pelo deputado federal Efraim Filho (DEM/PB), e em duas audiências públicas e na CPI dos Cartões. Importantes conquistas como a proibição do deságio em tíquetes de alimentação, e também o reconhecimento dos supermercados como atividade essencial, são alguns exemplos.

“Foi um ano muito de muitas lutas e seguimos com a certeza que estamos na direção correta, unindo forças para buscar junto ao novo governo a participação da Unecs nos fóruns de discussão de políticas públicas para o país, em especial, aqueles que tratarão e terão impactos no setor de comércio e serviços e sua competitividade”, diz.

Segundo Solmucci, o próximo ano será marcado por desafios e também pela concretização de um desejo de mudança da sociedade, que pôde ser percebido no resultado das eleições, onde mais de 47% da Câmara e de mais de 85% do Senado foram renovados. “A Unecs precisa ser agente ativa nessa transformação do Brasil novo”, conclui.

Sobre a Unecs

Criada em 2014, a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços é formada pelas seguintes instituições: Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Associação Brasileira de Automação para o Comércio (Afrac), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Confederação Nacional de Dirigentes e Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). A Unecs é responsável por 15% do PIB brasileiro; 65% das operações de crédito e débito no país e pela geração de 22 milhões de empregos diretos.

Últimas Notícias

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral
NA MÍDIA 8 de outubro de 2026 às 16:44

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo
ELEIÇÕES 2026 8 de outubro de 2026 às 15:16

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país
NA MÍDIA 7 de outubro de 2026 às 17:10

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas
ASSOCIATIVISMO 7 de outubro de 2026 às 15:43

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República
CARTA ABERTA 6 de outubro de 2026 às 17:20

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições
MANIFESTO 6 de outubro de 2026 às 12:16

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel