Imprensa
COOPERAÇÃO

Representante da Cainco avalia AL-Invest 5.0 durante evento da CNI

Evento é voltado para o Rota Global, projeto da CNI financiado pelo AL-Invest 5.0

29 de agosto de 2018 às 14:12

O gerente de Desenvolvimento Institucional da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo de Santa Cruz (Cainco), Julio Silva, está em Brasília para participar do evento “Workshop Rota Global: resultados e boas práticas para internacionalização de empresas”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O coordenador executivo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Carlos Rezende, acompanha o representante da entidade boliviana, que é a líder do consórcio do AL-Invest na América Latina.

No evento, Silva avaliou o desempenho da CACB na execução dos projetos em parceria com as associações comerciais e federações e no monitoramento dos projetos de Apoio Financeiro a Terceiros (AFTs), como é o da CNI: “O AL-Invest no Brasil possui uma grande cobertura geográfica, por se tratar de um país com dimensões continentais. Através da CACB, o programa se expande nas pequenas associações comerciais, que muitas vezes não têm acesso a recursos, e nos executores do edital de AFTs. Cada entidade tem um enfoque diferente, por isso, o AL-Invest é um grande menu de ferramentas de apoio a empresas”.

Além dele, discursaram na abertura do evento o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, a responsável por projetos da Unidade de Serviços Avançados FUNDECYT-PCTEX, Maria García Rosa, a ministra da Delegação Europeia no Brasil, Claudia Gintersdorfer, e o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Abrão Miguel Árabe Neto.

O primeiro dia de evento foi dividido em três sessões: na primeira, foi abordada a “internacionalização de empresas e a governança para atendimento empresarial”. Na segunda, o tema foi “novo processo de atendimento empresarial e avaliação institucional do Rota Global”. Por fim, na terceira sessão, “Governança e resultados do programa”.

A programação do segundo dia prevê um painel sobre a construção do modelo de atendimento do Rota Global e na metodologia benchmarking, que consiste na busca por boas práticas voltadas para a melhoria de empresas.

Os empresários beneficiados terão espaço para dividir suas experiências dentro do projeto e serão pautadas as ferramentas de suporte à implementação do Rota Global.

A parte da tarde será voltada para atividades práticas, como simulações de atendimento e um horário reservado para reuniões privadas, no qual as organizações empresariais interessadas em implementar o modelo de atendimento Rota Global poderão se reunir com os organizadores para receber orientações individuais.

Rota Global

O projeto da CNI, com recursos do AL-Invest 5.0, apoia micro e pequenas empresas a passarem pelo processo de internacionalização. O objetivo é que, através da análise de perfil empresarial e da construção de planos de negócios e de exportação, as empresas conheçam quais são os serviços necessários para alcançar o êxito no mercado internacional: “A CNI está disposta a ajudar o empresário a traçar o caminho para o sucesso na internacionalização de sua empresa”, resume Felipe Spaniol, gerente de Serviços de Internacionalização da entidade e coordenador do Rota Global.

Para Abijaodi, a estratégia de internacionalização é fundamental para fomentar a competitividade dos pequenos negócios, uma vez que a exposição ao mercado externo incentiva a inovação e a busca de processos mais eficientes: “As MPEs brasileiras que se internacionalizam são menos dependentes do mercado doméstico e mais resistentes às oscilações da economia nacional. Exportando, elas abrem alternativas para escoar a produção. Todos esses fatores contribuem para que a empresa melhore seu desempenho no mercado interno”.

Apoio Financeiro a Terceiros

O AL-Invest 5.0, maior programa de cooperação internacional da União Europeia na América Latina, promove o fortalecimento de micro e pequenas empresas por meio de ações como consultorias, capacitações, participação em eventos e outros. A CACB, como executora-direta do consórcio no Brasil, repassa os recursos para as federações e associações comerciais que desenvolvem os projetos.

Além disso, o consórcio prevê a aplicação de $15 milhões de euros para os editais de Apoio Financeiro a Terceiros (AFT), isto é, o recurso é diretamente repassado à entidade contemplada. Do Brasil, quatro instituições tiveram projetos aprovados nessa modalidade: o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa do Pará (Sebrae/PA), a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que participa das chamadas do AL-Invest 5.0 desde o início do programa, em 1994.

AL-Invest no WCC

Durante a visita ao Brasil, o representante da Cainco se reuniu, na sede da CACB, com o presidente, George Pinheiro, a superintendente, Juliana Kämpf, e o coordenador executivo, Carlos Rezende.

No encontro, foi discutida a possibilidade de um painel liderado pelo AL-Invest 5.0 no Congresso Mundial de Câmaras (World Chambers Congress- WCC), evento mundial que será promovido pela CACB no Rio de Janeiro, em 2019.

Silva afirma que a Cainco estuda qual seria a melhor forma de transmitir as experiências dos projetos do AL-Invest a outras instituições empresariais, seja com ferramentas específicas ou com ações e acordos público-privados, como já ocorreu em outros países: “O WCC é uma oportunidade muito importante para o programa AL-Invest mostrar seus resultados e para que as entidades façam contato entre si, pensando que os desafios atuais não podem ser resolvidos individualmente, mas sim com o compartilhamento de experiências e trabalho em equipe. Pensamos que é importante unir esforços para gerar sinergia e criar novas ferramentas, novas mensagens e novas alianças”, conclui.

A CACB propôs também que a Cainco incentive as entidades executoras do AL-Invest 5.0 de toda a América Latina a inscreverem seus projetos na Competição Mundial das Câmaras de Comércio, cuja cerimônia de premiação ocorre durante o WCC.

As categorias dos projetos são: Melhor Projeto de Educação e Treinamento, Melhor Projeto de Desenvolvimento de Pequenas e Médias Empresas (PME) e Empreendedorismo; Melhor Projeto de Recrutamento de Novos Sócios; e Melhor Projeto Não-Convencional.

Em 2017, na edição passada do evento, realizada em Sydney (Austrália), o projeto do Conselho Nacional da Mulher Empresária da CACB (CNME), apoiado pelo AL-Invest 5.0, foi campeão na categoria Melhor Projeto Corporativo de Responsabilidade Social. Saiba mais sobre o projeto vencedor.

Para inscrever um projeto na Competição Mundial das Câmaras de Comércio, clique aqui.

Fonte: Comunicação Empreender

Últimas Notícias

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo
SETOR PRODUTIVO 16 de outubro de 2026 às 15:06

Promulgado pelo Congresso Nacional, fim da escala 6×1 traz preocupação ao setor produtivo

Correção do limite do MEI é aprovada no Senado e vai à sanção presidencial Correção do limite do MEI é aprovada no Senado e vai à sanção presidencial
SETOR PRODUTIVO 15 de outubro de 2026 às 19:15

Correção do limite do MEI é aprovada no Senado e vai à sanção presidencial

Alfredo Cotait comenta o fim da escala 6×1 na imprensa nacional Alfredo Cotait comenta o fim da escala 6×1 na imprensa nacional
NA MÍDIA 15 de outubro de 2026 às 15:48

Alfredo Cotait comenta o fim da escala 6×1 na imprensa nacional

CACB cobra de parlamentares aprovação da atualização de todas as faixas do Simples Nacional CACB cobra de parlamentares aprovação da atualização de todas as faixas do Simples Nacional
SETOR PRODUTIVO 15 de outubro de 2026 às 12:05

CACB cobra de parlamentares aprovação da atualização de todas as faixas do Simples Nacional

Senado aprova o fim da escala de trabalho 6×1 Senado aprova o fim da escala de trabalho 6×1
PEC 221/2019 15 de outubro de 2026 às 10:03

Senado aprova o fim da escala de trabalho 6×1

Câmara dos Deputados aprova aumento do limite de faturamento do MEI Câmara dos Deputados aprova aumento do limite de faturamento do MEI
PLP 186/2026 14 de outubro de 2026 às 21:49

Câmara dos Deputados aprova aumento do limite de faturamento do MEI

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel