Imprensa
PLENÁRIA

Empresários ouvem Michel Temer na Associação Comercial de São Paulo

Grupo fez uma avaliação do governo e falou de perspectivas para os próximos meses; George Pinheiro, presidente da CACB, voltou a defender a candidatura de Guilherme Afif Domingos à Presidência do País

14 de março de 2018 às 10:10

Foto: Beto Barata/PR

Os empresários veem o Brasil como uma nova oportunidade de negócios, disse George Pinheiro, presidente da CACB, em sessão plenária na Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Na ocasião, o presidente da República, Michel Temer, disse que, se ao fim do mandato, conseguir assegurar a segurança do povo, aprovar as reformas e a economia continuar crescendo como está, se poderá dizer que “talvez tenhamos feito o melhor governo que o Brasil conheceu nesses últimos anos”.

O evento foi realizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de São Paulo (Facesp), e contou com a presença de Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae; Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp); do deputado federal Walter Ihoshi (PSD/SP); e do anfitrião Alencar Burti, presidente da Facesp e da ACSP.

Durante sua fala, Michel Temer disse que a reforma trabalhista aprovada pelo Congresso Nacional foi uma “modernização extraordinária” nas relações de trabalho do País e defendeu que o melhor caminho para a criação de empregos é estimular o desenvolvimento das empresas. “Incentivar a empregabilidade significa incentivar a iniciativa privada”, disse Temer, afirmando ainda que “nada é mais indigno do que a pessoa desempregada”.

Temer fez um retrospecto de seus quase dois anos à frente do governo federal. “Desde o primeiro momento, nosso objetivo foi introduzir o Brasil no século XXI”, falou, sobre o objetivo de seu mandato. O chefe do Poder Executivo afirmou que assumiu o governo “sob forte oposição”, mas que ― seguindo conselho do publicitário Nizan Guanaes, membro do Conselho Econômico e Social da Presidência da República ―, decidiu fazer uso de sua impopularidade para aprovar reformas necessárias para o País. Assim, empenhou-se em medidas como o teto dos gastos públicos, a reforma trabalhista, a regularização do trabalho terceirizado e a reforma do ensino médio.

“Tínhamos que fazer reformas no País, que sempre foram ansiadas e desejadas, buscadas, divulgadas, faladas, mas jamais executadas. Fizemos a reforma do ensino médio – que parece uma coisa trivial, mas não é; aprovamos o teto dos gastos e modernizamos a legislação trabalhista”, pontuou.

O público, na maioria empresários, ouviram os representantes do comércio afirmarem que este é o momentos para a retomada dos investimentos no País. “O País está fazendo seu dever de casa. Temos feito as reformas que são necessárias e entendo que estamos vivendo um novo momento”, afirmou George Pinheiro. “Vale a pena investir no Brasil. O Brasil continua a ser o País do futuro”, completou Alencar Burti.

Reformas que estão por vir

Sobre a reforma previdenciária, Temer afirmou que não desistiu. “Não é improvável que até setembro as coisas estejam entrando no eixo no Rio de Janeiro e eu faça cessar a intervenção. E aí terei os meses seguintes para aprovar a reforma”.

Já sobre a reforma tributária, comentou que o objetivo é fazer uma “simplificação” em vez de uma reforma. “Se conseguimos assegurar a segurança do povo, a reforma previdenciária e simplificação tributária, podemos dizer que fizemos, toda a modéstia de lado, o melhor governo que o Brasil conheceu nos últimos anos”, concluiu Temer.

Refis

Um dos assuntos mais discutidos pelo setor, desde o fim do ano passado, o Refis da micro e pequena empresa foi citado por Temer ao afirmar ter se reunido com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Planejamento, Dyogo Oliveira, e com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, para encontrar uma forma de derrubar o veto. “Talvez tenhamos uma solução para que o Poder Executivo não sofra acusação de crime de responsabilidade. Portanto, o governo apoia a queda do veto. Os pequenos empresários fortalecem muito o combate ao desemprego”, declarou.

Reconhecimento

Foto: Beto Barata/PR

Burti reconheceu os “avanços institucionais” promovidos pelo governo Temer, assim como a melhora da economia. “Com a queda da inflação, a redução das taxas de juros e a reação do mercado de trabalho, a população volta a consumir, assegurando a continuidade da retomada, numa demonstração de confiança de que estão imbuídos os brasileiros”, comentou.

Paulo Skaf elogiou o governo Temer nas medidas que tomou para a modernização da economia. “Ninguém acreditava, mas vossa excelência provou que tem relacionamento e competência suficientes para aprovar a reforma trabalhista. Uma grande reforma trabalhista. Não foi diferente na regulamentação do trabalho terceirizado”, citou o presidente da Fiesp, cobrando ainda as reformas previdenciária e tributária.

George Pinheiro disse que jamais duvidou da capacidade do atual presidente da República de aprovar as reformas. “Temos consciência do momento brasileiro e da importância dessas reformas para o Brasil. Com certeza, o senhor será reconhecido como um presidente reformista, tomando a decisão de enfrentar e fazer”, frisou. Ao final de seu discurso, ele defendeu a candidatura de Guilherme Afif Domingos à Presidência do País.

Afif, que atualmente preside o Sebrae, defendeu a importância da derrubada do veto ao Refis das micro e pequenas empresas e a aprovação do projeto ― em tramitação no Congresso ― que cria a Empresa Simples de Crédito, cujo objetivo é regulamentar o empréstimo de pessoas físicas a micro e pequenas empresas de seus municípios.

Ele também reconheceu a habilidade de Temer de aprovar a reforma trabalhista, o teto de gastos e a regularização da terceirização. “Não vamos chorar o leite derramado da reforma da Previdência. Temos que olhar o copo cheio”, frisou.

*Com informações da ACSP e do Palácio do Planalto

Últimas Notícias

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral
NA MÍDIA 8 de outubro de 2026 às 16:44

Agência Estado publica propostas da CACB ao debate eleitoral

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo
ELEIÇÕES 2026 8 de outubro de 2026 às 15:16

Flávio Bolsonaro e Daniella Marques participam do Grande Encontro do Associativismo (2º turno), em São Paulo

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país
NA MÍDIA 7 de outubro de 2026 às 17:10

Folha S. Paulo destaca manifesto da CACB pela reconciliação no país

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas
ASSOCIATIVISMO 7 de outubro de 2026 às 15:43

CACB recebe representantes da ACIFI e da Supera Sistemas

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República
CARTA ABERTA 6 de outubro de 2026 às 17:20

CACB mobiliza Sistema do Associativismo para defesa de propostas do setor junto aos candidatos à presidência da República

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições
MANIFESTO 6 de outubro de 2026 às 12:16

Carta aos brasileiros propõe trocar a polarização por um pacto em torno do trabalho, da liberdade e das instituições

Soluções dedicadas ao empresário brasileiro.

Todos serviços

Conhecimento e informação nos conectam

Compartilhamos conteúdo do seu interesse

  •  

Eventos

Ver todos

Agenda dos Eventos Empresarias

Participe dos eventos organizados por entidades que apoiam os empresários do Brasil.

Busca

Fechar

Categorias de Serviços

Fechar

Categorias de Vídeos

Fechar

Entidades

Fechar
Logomarca Hotpixel